fbpx
Casa e Acabamento

Como escolher o sistema de descarga para o vaso sanitário?

Os sistemas de descarga se dividem, basicamente, em dois tipos: válvula e caixa
Como escolher o sistema de descarga para o vaso sanitário?
Sistema de válvula tem de ser embutido no cano da parede. Crédito da foto: Divulgação Astra

O sistema de descarga do vaso sanitário é indispensável para o banheiro. Existem vários tipos que podem ser menos ou mais indicados conforme o fluxo de pessoas, eficiência no dia a dia, economia de água, acionamento, manutenção e até a composição estética do ambiente.

De acordo com a fabricante Astra, os sistemas se dividem, basicamente, em dois tipos: válvula e caixa; esta última pode ser encontrada em modelo elevado ou baixo, acoplada ao vaso sanitário ou até embutida na parede. Acompanhe a descrições dos principais sistemas e suas variações:

Válvula de descarga – O sistema, embutido na alvenaria, é um tipo de registro instalado no meio de um cano na parede, que é conectado a caixa de água e a outra extremidade instalada no vaso sanitário. Possui sistema de acionamento manual conectado a uma mola interna, que permite a entrada do volume de água dentro do vaso sanitário, e se fecha, automaticamente. Há versões modernas no mercado — como da Astra –fabricados em plásticos de engenharia, que dão resistência, durabilidade e garantem que o produto não enferruje e não dê vazamento. A instalação e manutenção são mais fáceis por causa da fácil troca do cartucho.

Como escolher o sistema de descarga para o vaso sanitário?
Caixa elevada: modelo mais antigo e popular. Crédito da foto: Divulgação Astra

Caixa elevada – Este sistema de descarga é o mais antigo, popular e acessível de todos. A caixa é fixada em uma posição elevada que fica bem acima do vaso sanitário e é acionado por um cordão de nylon. Há no mercado modelos mais modernos desse sistema, como o da Astra, em que é possível controlar o volume de água para 6,8 ou 9 litros. É ideal para banheiros com bacia sanitária convencional (sem caixa acoplada), sem instalação apropriada para válvula e com pouco espaço disponível.

Leia mais  Quais são os tipos de janela para banheiro?

Caixa acoplada – A caixa é instalada atrás do vaso sanitário, possui um botão de acionamento e uma boia que regula a entrada de água no sistema.

Como escolher o sistema de descarga para o vaso sanitário?
Caixa acoplada fica instalada atrás do vaso. Crédito da foto: Divulgação Astra

Caixa baixa – É opção da Astra que fica alojada atrás da louça sanitária e funciona de forma parecida com a caixa acoplada. A diferença é que há facilidade de ser instalada na parede e é fabricada em material mais leve, o polipropileno. Com ela é possível converter o sistema de descarga tradicional em uma opção mais econômica de forma simplificada. O modelo tem acionamento duplo de 6 litros para resíduos sólidos e 3 litros para líquidos. Pode substituir o sistema de válvula de descarga, sem quebrar a parede.

Comentários