Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como escolher o modelo de assento para vaso sanitário?

01 de Dezembro de 2019 às 00:01

Como escolher o modelo de assento para vaso sanitário? A Roca tem fábrica em Jundiaí e é detentora também das marcas Celite e Incepa. Crédito da foto: Divulgação Roca

O conjunto de assento e tampa de vaso sanitário pode parecer uma peça aparentemente simples do banheiro. A escolha, porém, depende de várias fatores, como conforto, facilidade de limpeza, resistência, durabilidade e preço. Os materiais mais comuns são os assentos fabricados em plástico/EVA, polipropileno, resina termofixa e até madeira.

Para facilitar a compra, a Roca Brasil -- detentora das marcas Roca, Celite e Incepa -- reuniu dicas imprescindíveis para ajudar a escolher o melhor assento para a bacia sanitária.

Entre os materiais, o plástico tem boa durabilidade e custa menos. Já o de madeira, apesar de mais cômodo, apresenta menor durabilidade, pois é um material que danifica em contato com água e vapor e exige mais cuidado na hora da limpeza.

Os assentos de polipropileno são mais indicados pelo conforto e durabilidade. A Roca fabrica com esse material. Os modelos têm sistema antiderrapante e boa resistência à umidade. É de fácil limpeza que deve ser feita sempre com pano macio e sabão neutro, para evitar riscos e não prejudicar o brilho. As opções dos assentos em polipropileno da Roca Brasil são divididas em Soprado e Injetado. Para os modelos almofadados, apenas a tampa é produzida neste material.

Os modelos fabricados em resina termofixa possuem baixa porosidade, que evita o acúmulo de sujeira. Como diferenciais estão a alta durabilidade e resistência a riscos.

Após escolher o material, é preciso buscar o modelo que mais se encaixe com as necessidades. A regulagem no sistema de fixação permite o ajuste entre o assento e o vaso sanitário. A Roca oferece o sistema Softclose, para fechar o assento sanitário de forma suave.

Como escolher o modelo de assento para vaso sanitário? Sistema EasyFix facilita retirada para limpeza e o Softclose fecha o assento de forma suave. Crédito da foto: Divulgação Roca

Outra facilidade é o sistema EasyFix, para a retirada ou instalação do assento com um clique, o que facilita a limpeza do vaso e do próprio assento de maneira completa.

O assento sanitário costuma danificar bem antes do que a bacia sanitária e, por isso, existe a requisição por peças de reposição. Uma maneira eficiente para identificar o assento certo é medir a distância entre os furos de fixação na bacia e a distância deste eixo até a borda da bacia. Outra medida que facilita a escolha é desenhar a superfície do vaso sanitário em um papel e levar para o ponto de venda.

No caso dos assentos sanitários próprios das marcas da Roca Brasil, há um código de identificação na parte de baixo da louça sanitária. Essa informação em mãos ajuda na definição do modelo correto do assento.

Galeria

Confira a galeria de fotos