Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como economizar gás na cozinha?

18 de Agosto de 2019 às 10:33

Como economizar gás na cozinha? A cor azul da chama mostra que os queimadores estão limpos e desobstruídos. Crédito da foto: Divulgação

Algumas atitudes simples ao cozinhar ajudam a poupar o gás de cozinha, deixando para mais tarde a troca do botijão ou como consequência uma conta menor no gás encanado. Se você usa botijão, o primeiro passo é pesquisar o estabelecimento que vende mais barato. O blog da plataforma de vendas de imóveis VivaReal dá algumas dicas para economizar gás.

Forno - O preaquecimento é importante para o forno chegar à temperatura ideal, mas não precisa fazer isso durante muito tempo. Preaqueça a cerca de 200ºC por cerca de 10 minutos, pois isso já é o suficiente. Depois, regule a temperatura da receita. Dá ainda para cozinhar dois pratos ao mesmo tempo. Tente não abrir a porta do forno durante o cozimento. Para pequenas quantidades utilize o micro-ondas, pois isso também irá poupar gás.

Panelas e bocas - Se o seu fogão tem bocas e queimadores de tamanhos diferentes, escolha o tamanho que seja apropriado para a panela que você irá usar. Uma panela com apenas 2 cm menor ou maior do que os limites da boca desperdiça até 40% do calor do cozimento e, consequentemente, o gás de cozinha. Não ligue o fogo tão alto ao ponto que as chamas fiquem para fora das bordas da panela. Uma outra dica é diminuir o tempo de cozimento com o uso de tampas ou panelas de pressão.

Manutenção - Limpe as bocas e queimadores do fogão com certa frequência, impedindo que eles tornem-se bloqueados com alimentos e cinzas, o que pode reduzir a eficiência. A chama deve ter a cor azul.

Panelas tortas - Panelas antigas, com o fundo torto, não distribuem corretamente o calor da chama e por isso não são eficientes para cozinhar os alimentos como às com fundo plano. Com isso, gastam mais gás.

Feche janelas - Algumas cozinhas, principalmente em apartamentos, por necessidade de se adaptar a uma planta pequena, geralmente ficam entre uma janela e uma porta, o que leva à formação de uma corrente de ar. Uma dica simples é impedir essa corrente, fechando a porta ou a janela.

Como economizar gás na cozinha? Panelas de pressão e com tampas reduzem o tempo de cozimento dos alimentos. Crédito da foto: Divulgação

Horário de refeições - Sincronizar as refeições para um mesmo horário a todos da família é uma maneira simples para economizar no gás. Evita o reaquecimento.

“Mise en place” - O termo francês “mise en place”, que significa “colocar em ordem, fazer à disposição”, quer dizer que as coisas devem estar prontas na hora de preparar as refeições: deixar todos os alimentos descascados, cortados e organizados, assim como os temperos e utensílios à mão. Isso poupa tempo na hora de cozinhá-los. Do contrário, você deixaria a chama acesa enquanto ainda iria prepará-los para ir à panela. O tempo de cozimento também diminui para os vegetais se forem cortados em pedaços pequenos.

Água na medida certa - Não exagere na quantidade de água ao cozinhar um alimento e não o deixe na fervura mais tempo que o necessário. Uma quantidade maior de água leva também a um maior tempo para levantar fervura e, assim, para cozinhar o alimento. Portanto, use somente o necessário de água para que o processo seja mais rápido. Lembre-se também de que assim que levantar fervura, deve-se abaixar o fogo. Após a ebulição da água (a 100ºC), não fará diferença no cozimento manter o fogo alto como antes.

Galeria

Confira a galeria de fotos