Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como aproveitar espaço no banheiro pequeno?

26 de Julho de 2020 às 00:01

Como aproveitar espaço no banheiro pequeno? Box tem portas dobráveis para ficar rente às paredes. Crédito da foto: Divulgação Ideia Glass

O banheiro pequeno não significa desconforto se houver um planejamento nos móveis e antecipação de problemas. Karina Alonso, arquiteta e sócia da SCA Jardim Europa, em São Paulo, considera que “um planejamento alinhado com soluções de móveis inteligentes podem sim proporcionar comodidade, independente do tamanho”.

A dica básica é usar branco ou outras cores claras. Bancada com gavetas e armários e nichos superiores acomodam toalhas, cosméticos e itens de higiene, liberando espaço na pia. “Opte pelos modelos suspensos, fixados na parede, pois facilitam a limpeza e propiciam a impressão de um banheiro maior”, diz Karina.

Cubas e bacias merecem atenção. Para as cubas, a sugestão é investir em modelos de semiencaixe, que se alinham com bancadas menores. Também vale as versões feitas sob medida, que aproveitam cada centímetro e personalizam o banheiro.

Como aproveitar espaço no banheiro pequeno? Armários e nichos são instalados acima da bancada. Crédito da foto: Luís Gomes / Divulgação

O espelho é indispensável em frente à pia ou bancada. Mas outros podem ser adicionados, dando sensação de amplitude e ajudando na iluminação natural. Existem os espelhos já embutidos nos armários, que oferecem economia de espaço e lugares extras para armazenar os itens do banheiro, lembra a arquiteta.

O box, ao delimitar a área do banho evita a molhadeira em todo o banheiro, mas acaba se tornando uma barreira que divide o cômodo, ficando ainda mais evidente em ambientes pequenos. Para isso, há modelos articulados e rebatíveis de box, que podem ser virados rente à parede, indicados inclusive para pessoas com necessidades especiais de mobilidade. Outra solução para a área do banho, mais econômica, são as cortinas plásticas.

Galeria

Confira a galeria de fotos