Casa e Acabamento

Com tempo livre, quais pequenos reparos são possíveis de fazer em casa?

Com tempo livre, quais pequenos reparos são possíveis de fazer em casa?
Pequenas tarefas podem ser feitas com ajuda da família. Crédito da foto: Divulgação

Ficar em casa, além de convivência maior com a família, é uma oportunidade para fazer pequenos consertos. O isolamento por causa da pandemia da Covid-19 pode ser aproveitado para pequenas tarefas, mesmo sem muita experiência, e quem sabe até ter ajuda dos filhos.

É preciso ter ferramentas certas e os equipamentos de proteção, se for o caso, como luva e óculos de segurança, para alguns reparos. Tome os devidos cuidados para evitar qualquer tipo de acidente, especialmente se lidar com a eletricidade.

A Quartzolit, em seu site, sugeriu alguns reparos simples e rápidos. Veja quais são necessários na sua casa e se você tem condições de fazer.

Pequenas imperfeições na parede – Você elimina pequenas falhas na parede passando massa corrida. Depois de seco, basta lixar até deixar a parede lisa e depois pintar. O procedimento para eliminar pequenas rachaduras é o mesmo, mas antes é preciso ter certeza de que a trinca não coloca em risco a estrutura da construção. Se for superficial, passe massa acrílica sobre a trinca, espere secar, lixe e, depois, finalize com a pintura.

Com tempo livre, quais pequenos reparos são possíveis de fazer em casa?
Trocar interruptor elétrico ou pintar paredes não requer especialização. Crédito da foto: Divulgação

Pintura de paredes – Forre o chão e os móveis e coloque fita crepe em lugares que não receberão tinta, como vidros, rodapés e batentes de porta. Após lixar a parede, limpe-a. Para a pintura, use o rolo, sempre retirando o excesso de tinta ante de passar na parede, e faça os retoques com pincel.

Leia mais  Dá para ganhar mais espaço trocando móveis de lugar?

Consertar torneiras – Consertar uma torneira e acabar com o vazamento é mais fácil do que se imagina. Feche o registro, solte a tampa superior da torneira com um alicate e retire o parafuso interno com uma chave de fenda. Em seguida, solte a parte superior da torneira usando uma chave inglesa para retirada do pino central e substituição do vedante (courinho). Finalize, montando a torneira novamente.

Com tempo livre, quais pequenos reparos são possíveis de fazer em casa?
Crédito da foto: Divulgação

Troca de interruptor – Para executar esse pequeno reparo, desligue a energia e tire a capa protetora. Remova os parafusos que fixam o interruptor na parede, puxe-o para fora e desconecte os fios com cuidado. Em seguida, conecte-os novamente e encape-os com fita isolante. Recoloque a tampa e ligue a energia.

Pendurar quadros ou prateleiras – Quadros pequenos podem ser pendurados com um prego de aço. Mas se forem quadros ou prateleiras pesadas, use buchas com parafusos para garantir a segurança. Defina e marque o lugar, posicione a furadeira e, após furar, encaixe a bucha. Em seguida coloque o parafuso e pronto. Prateleiras ou quadros mais pesados exigem mais de uma bucha.

Comentários