Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cobogó inovador permite obra limpa, ágil e sustentável

08 de Dezembro de 2019 às 00:01

Cobogó inovador permite obra limpa, ágil e sustentável A instalação das peças, feitas com silicone em sistema de junta seca, dispensa fundação, viga ou coluna de sustentação, além de mão de obra especializada. Crédito da foto: Divulgação

O artista plástico e designer Rubens Szpilman criou uma nova concepção arquitetônica e artística para o uso dos cobogós -- elementos vazados que separam ambiente ao mesmo tempo que permitem a ventilação entre ambos. Szpilman é uma referência internacional na produção de acessórios de decoração e utilitários em resina de poliéster e tratou de empregar este material na confecção do Blodec, um sistema patenteado de blocos modulares produzidos artesanalmente.

O Blodec conta com cinco modelos de cobogós e quatro modelos de nichos, em 13 opções de cores translúcidas. A face externa das peças é polida, com acabamento em alto brilho, semelhante ao cristal. A parte vazada é fosca. Com a incidência da luz (natural ou artificial), o contraste das partes foscas e brilhantes cria efeitos visuais surpreendentes. “Conforme a intensidade da luminosidade e o ângulo de observação, criam-se espetáculos de luzes e sombras, que se projetam nos pisos e paredes e se renovam ao longo do dia”, enfatiza o designer.

[gallery columns="1" size="medium" ids="197196,197197"]

A inovação foi premiada na categoria Construção do 33º Prêmio de Design Museu da Casa Brasileira, o mais tradicional e conceituado do gênero no Brasil. Os Blodecs estão, junto com outros premiados, numa exposição que segue até o dia 8 de março de 2020 na sede do museu, em São Paulo.

Galeria

Confira a galeria de fotos