Buscar no Cruzeiro

Buscar

Chuveiro elétrico ou eletrônico? Qual a diferença?

28 de Julho de 2019 às 06:30

Chuveiro elétrico ou eletrônico? Qual a diferença? Os elétricos têm três ou quatro regulagens de temperatura. Crédito da foto: Divulgação Lorenzetti

Na hora comprar uma nova ducha ou chuveiro, o consumidor se depara com muitos modelos e surgem dúvidas, uma delas as diferenças entre a ducha elétrica e a versão eletrônica. Embora os dois modelos funcionem com um mecanismo elétrico semelhante, eles têm diferenças significativas e a principal delas está na temperatura.

No chuveiro elétrico ou de multitemperatura há escolha de três temperaturas fixas: fria, morna e quente. Alguns modelos tem quatro: frio, morno, quente e super quente. Para alterar é necessário desligar o aparelho, a fim de se proteger contra possíveis choques elétricos e aumentar a vida útil do aparelho. No chuveiro eletrônico é possível regular a temperatura durante o banho, ligada. A vantagem de aquecer a água do banho de forma ideal -- nem mais nem menos -- contribui para o conforto e para reduzir a conta de energia elétrica.

Os tipos de chuveiro elétrico tradicionais, ou seja, aqueles que estão na maioria das casas brasileiras, são elétricos.

Para as pessoas que não se sentem satisfeitos com essas opções reduzidas e querem uma temperatura mais personalizada, o eletrônico é o mais indicado.

Chuveiro elétrico ou eletrônico? Qual a diferença? Os modelos eletrônicos podem ser regulados durante o banho. Crédito da foto: Divulgação Tramontina

A troca de resistência do chuveiro é mais comum no elétrico. A queima é causada, muitas vezes, por um hábito que não seria problema no modelo eletrônico. “O elétrico só pode ter sua temperatura alterada com o chuveiro desligado, para não queimar a resistência. Já o eletrônico foi pensado justamente para ter a temperatura alterada enquanto está ligado”, diz o assistente de vendas Misael da Silva, da Leroy Merlin.

Mas isso não é garantia de que o modelo eletrônico nunca vá dar defeito. Embora menos comum, ainda é possível que a resistência do eletrônico queime também e, nesse caso, ela pode ser trocada da mesma maneira que o multitemperaturas comum. A diferença está na praticidade na hora de alternar as temperaturas.

Em modelos mais modernos de chuveiros, a troca de resistência é feita facilmente, desencaixando a peça e substituindo por outra. O design é projetado para isso. Nos modelos mais antigos, no entanto, há necessidade de desmontagem e uso de ferramentas.

Galeria

Confira a galeria de fotos