Buscar no Cruzeiro

Buscar

Calcular metro quadrado evita perda de material

22 de Setembro de 2019 às 06:30

Calcular metro quadrado evita perda de material Medição do ambiente é feita com contas de multiplicação. Crédito da foto: Divulgação

Saber medir a superfície das paredes e do piso é fundamental a fim de comprar material na quantidade que se evite desperdício, como azulejos, porcelanatos e tinta. Para construção ou reforma, o primeiro passo é um bom planejamento, etapa essencial para dimensionar corretamente a mão de obra assim como os materiais e ferramentas e equipamentos envolvidos nos processos construtivos.

Segundo a professora Larissa Regina de Oliveira, coordenadora do curso de Engenharia Civil da Uninove, alinhar corretamente os sistemas construtivos com antecedência é, ainda, uma forma de diminuir os famosos ajustes de obra. O planejameneto é fundamental para evitar o desperdício em obras, afirmou ao site Mapa da Obra, da Votorantim Cimentos.

A metragem quadrada é um cálculo realizado a partir do formato de uma peça ou de local dos quais se necessita descobrir a área. No caso de superfícies retangulares ou quadradas, por exemplo, este valor é encontrado a partir da multiplicação entre a largura e o comprimento do espaço ou objeto. Exemplo, para um ambiente retangular de dimensões 1,20 m por 2,5 m, basta realizar a multiplicação dos dois valores, o que resultará em 3 metros quadrados (m2).

Calcular metro quadrado evita perda de material Planejamento permite saber quantidade aproximada de peças. Crédito da foto: Divulgação

O cálculo da quantidade de revestimentos cerâmicos de piso e parede (azulejos), por exemplo, é obtido, de forma generalizada, a partir da divisão entre a área total a ser revestida pela área de cada peça cerâmica a ser utilizada.

A quantidade de peças de revestimento pode ser reduzida a partir de um projeto de paginação. “A paginação nada mais é do que um estudo que leva em conta não apenas a estética, mas também de qual forma os revestimentos cerâmicos de pisos e paredes em função dos seus tamanhos podem ser melhores aproveitados nas dimensões do local a ser aplicado”, explica Larissa.

Galeria

Confira a galeria de fotos