Buscar no Cruzeiro

Buscar

Box serve para evitar respingos e como elemento decorativo

12 de Janeiro de 2020 às 00:01

Banheiro pequeno tem pouca claridade natural e spots conferem efeito colorido na iluminação. Crédito da foto: Luís Gomes / Divulgação

 

O box, antes, só era uma peça que fazia a delimitação da área do chuveiro e não tinha variações. Uma caixa de vidro ou acrílico para tomar banho. Com o passar do tempo, ele se tornou parte da decoração e tem uma função que vai além de proteger o ambiente da água do banho. É um espaço íntimo e exclusivo, que exige atenção aos detalhes.

Para a arquiteta Erika Mello, sócia do escritório Andrade & Mello Arquitetura, “o box deixou de ser apenas um fechamento de vidro e passou a compor com o estilo de décor pensado para o banheiro”. Ela e o sócio no escritório de arquitetura, Renato Andrade, observam que o mercado disponibiliza diferentes tipos de vidros, com formas de instalações variadas, além de acabamentos e cores.

Crédito da foto: Luís Gomes / Divulgação

Em um projeto para banheiro de um apartamento pequeno, de 33 metros quadrados, a pouca claridade natural foi solucionada com a instalação de spots combinados com um modelo de box com vidro transparente. Os spots contribuíram para melhorar a atmosfera do ambiente, e ainda combinaram um efeito de cromoterapia. As luzes emitidas pelos spots são refletidas no vidro, que muda de cor.

Box é integrado, sem paredes como divisórias entre o quarto e o banheiro. Crédito da foto: Luís Gomes / Divulgação

Para decidir o modelo certo em banheiro pequeno, cabe uma avaliação, de acordo com os arquitetos. “Por se tratar de espaços restritos, deve-se dedicar atenção para o movimento de abertura da porta”, recomenda Renato.

O banheiro pode ser desvalorizado se o tamanho do box estiver errado. As portas flexíveis ou articuladas poupam espaço e facilitam a passagem para a saída ou entrada do banho, conferindo uma ampla abertura. A quantidade de portas varia de acordo com o espaço e o projeto, descreve o arquiteto.

No projeto do box integrado ao quarto, a proposta de suíte foi modernizada. A área de banho não conta com divisórias. Mas antes de pensar no estilo, foi necessário priorizar a segurança do banheiro, conforme os arquitetos. É ideal que o vidro seja temperado ou laminado e, para evitar acidentes, a instalação dos trilhos e encaixes deve ser feita de maneira correta, seguindo a orientação do fabricante.

Banho com dois chuveiros. Crédito da foto: Luís Gomes / Divulgação

Para banheiros mais espaçosos, há oportunidade para o box com chuveiro duplo. Atualmente, existe uma infinidade de possibilidade de formatos e materiais, a fim de acompanhar o layout do banheiro. A janela que fica dentro da cabine de banho contribui para uma boa circulação de ar, que entra diretamente. O box com chuveiro duplo pode ocupar toda a largura do banheiro, inclusive alcançando o teto, dando personalidade ao ambiente.

Galeria

Confira a galeria de fotos