Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bancadas modernizam a cozinha

11 de Novembro de 2018 às 12:11

Bancadas modernizam a cozinha O balcão pode ser construído de maneira simples e minimalista, ocupando pouco espaço e tornando a cozinha funcional. Crédito da foto: Divulgação

As bancadas, balcões e ilhas de cozinhas são soluções práticas e elegantes cada vez mais usadas para integrar os ambientes em projetos modernos. Presentes nas chamadas cozinhas americanas, com abertura geralmente para a sala de jantar ou de estar, esse móveis reúnem beleza e funcionalidade, mas exigem planejamento e cuidado na escolha de acabamentos.

As cozinhas ficaram menores, principalmente em apartamentos, o que diminuiu o espaço que seria ocupado pela mesa, para as refeições diárias e rápidas. A solução foi levar a mesa para o balcão, com banquetas altas. A nova forma facilita a comunicação de quem está comendo com quem prepara os pratos e mostra-se perfeita para reuniões em família ou de amigos para um momento “gourmet” ou uma simples conversa durante o cafezinho.

Bancadas modernizam a cozinha O balcão retrátil é uma boa opção para quem dispõe de pouco espaço. Crédito da foto: Divulgação

Mesmo sem a falta de espaço, uma reforma em cozinhas mais antigas é a oportunidade ideal para deixar o conjunto muito mais convidativo e harmonioso. Com a mudança, o lugar de preparar os alimentos se transforma em algo mais social e integrado a outros ambientes da casa.

Os arquitetos e designers de interiores ressaltam as vantagens da cozinha integrada e a praticidade dos balcões e bancadas: melhor organização, circulação de ar e amplitude. O leque de combinações é amplo. As configurações atendem às exigências que se esperam para a cozinha e dão um ar moderno e racional, sem a necessidade de deixá-la escondida atrás de uma parede.

Incluir uma bancada mais baixa, por exemplo, na altura de uma mesa de jantar convencional, facilita o uso como espaço para refeições rápidas.

Bancadas modernizam a cozinha Este tipo de móvel facilita a comunicação de quem está comendo com quem cozinha. Crédito da foto: Divulgação

Em ambientes pequenos a opção é abrir mão de uma mesa convencional e apostar no balcão elevado, inclusive com divisória entre a cozinha e a sala de estar. As banquetas podem ficar do lado da sala. O balcão para cozinhas pequenas pode ser construído de maneira simples e minimalista, ocupando pouco espaço e deixando a cozinha mais funcional.

Ainda em cozinhas pequenas, a bancada pode ganhar um adicional, com um anexo retrátil. Quando não está sendo usado pode ficar recolhido. Como não há muitos móveis prontos que podem ser “esticados”, a alternativa são os planejados ou feitos sob medida.

Bancadas modernizam a cozinha O leque de combinações é amplo e permite a integração entre ambientes. Crédito da foto: Divulgação

Os principais tipos são os anexos sustentados por uma trava manual e o recolhimento através de um sistema de “correr”.

Existe ainda a bancada móvel, que pode ser encostada em uma parede ou deslocada para outra posição na cozinha, conforme a necessidade.

As bancadas em forma de ilha têm um visual moderno e transforma o ambiente no centro das atenções. Mas para isso é necessário um pouco mais de espaço, pois a ilha precisa ter uma área de circulação razoável ao redor. A instalação se torna mais complexa se na ilha for colocado um fogão ou cooktop.

Bancadas modernizam a cozinha Um simples “U” invertido pode ser feito pelo próprio morador, até com material de demolição. Crédito da foto: Divulgação

Os modelos de bancada ou balcões mais simples não precisam ser comprados prontos. Podem ser feitos rapidamente pelo próprio morador, no modo “faça você mesmo”. Três partes de madeira bem fixadas uma à outra, em formato de “U” invertido, são uma solução totalmente descomplicada e útil.

Galeria

Confira a galeria de fotos