Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aproveitando cada centímetro do apartamento

03 de Novembro de 2019 às 00:01

Aproveitando cada centímetro do apartamento Portas de correr e do tipo camarão economizam espaço. Crédito da foto: Mariana Orsi / Divulgação

Os apartamentos pequenos, mais econômicos na compra, são alternativa de primeira moradia própria para jovens solteiros e casais, que buscam praticidade. Mas quanto menor a área, maior o desafio para aproveitar todos os cantos. Prevalece entre os moradores o desejo de um lar funcional, sem apertos e com espaço para guardar utensílios e objetos pessoais.

Pensando nesse novo jeito de morar, as arquitetas Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça, do escritório Oliva Arquitetura, valorizam soluções que ampliam os imóveis compactos. Veja cinco principais dicas para um boa utilização de toda a área disponível no apartamento.

Cores claras - Dão a sensação de ambientes mais amplos. “Não é uma regra usar cores claras, mas a escolha colabora para a conquista de espaços leves e fluídos. Dessa forma, indicamos que sejam usadas como base do projeto, ou seja, no piso, marcenaria e pintura da maioria das paredes. Além do branco, o off-white é uma excelente pedida”, diz Fernanda Mendonça.

Aproveitando cada centímetro do apartamento Nichos e prateleiras nas partes superiores ajudam na organização. Crédito da foto: Mariana Orsi / Divulgação

Marcenaria sob medida - A marcenaria inteligente ou sob medida deve ser levada em conta em projetos pequenos, pois só assim é possível aproveitar cada centímetro. “Trabalhamos para inserir móveis com mais de uma função, oferecendo ambientes versáteis para o morador”, indica Elisa Ju. Por exemplo, o painel da TV voltado para a sala tem sua extensão como bancada para refeições rápidas na cozinha. A marcenaria é imprescindível na organização da casa por meio de nichos e armários, inclusive em partes altas, próximas ao teto.

Integração - Espaços integrados permitem a ideia de continuidade e ambientes melhor aproveitados. Contribui para a interação dos moradores e das visitas. “Paredes ocupam espaço precioso em apartamentos pequenos. Dessa forma, sempre trazemos aos nossos clientes a possibilidade de contar com áreas integradas”, diz Bianca.

Aproveitando cada centímetro do apartamento O velho truque dos espelhos: eles podem ser instalados na sala, banheiro e quartos. Crédito da foto: Júlia Ribeiro / Divulgação

Portas - Pode-se até achar que não é importante ou não faz diferença, mas pensando na economia de espaços, portas de banheiro ou quartos podem ser no estilo “camarão” ou de correr. A solução é perfeita para não atrapalhar a circulação.

Espelhos - O velho truque do uso de espelhos amplia os ambientes. Podem ser colocados nas sala de estar, banheiro e nos quartos, na parede ou em móveis, como guarda-roupa.

Galeria

Confira a galeria de fotos