Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aparelho de ar-condicionado também aquece?

30 de Agosto de 2020 às 00:01

Aparelho de ar-condicionado também aquece? Função de aquecer pode passar despercebida para alguns. Crédito da foto: Divulgação

O ar-condicionado é geralmente usado para refrescar ambientes, por isso mais no verão. No Brasil, com clima quente na maior parte do ano, o aparelho tem essa finalidade principal. Porém, além do ar-condicionado com ciclo frio, existe ainda o ar-condicionado quente e frio, que resfria e também aquece. O aquecimento ocorre no chamado ciclo reverso.

A principal vantagem do ar condicionado quente e frio, claro, é ter as duas funções, a de esquentar e esfriar, bastando apenas acionar alguns botões na sua configuração. Muitas vezes, algumas pessoas que já possuem o aparelho há algum tempo não conhecem essa função, por não perguntar na hora de comprar, não ter explicação do vendedor ou não ler todo o manual de instruções. A função aquecer também pode ser vista no controle remoto dos aparelhos quente e frio.

O blog WebArcondicionado explica que se o climatizador só tem a função frio seu sistema não é preparado para jogar ar quente para dentro do ambiente, só para fora do mesmo. E não há como reverter isso porque a estrutura do equipamento não deixa. “A parte que dispersa calor está localizada na condensadora (unidade externa), enquanto a parte que resfria, está na evaporadora (unidade interna)”.

Aparelho de ar-condicionado também aquece? Aparelhos com ciclo reverso também esquentam o ambiente. Crédito da foto: Pedro Negrão / Arquivo JCS

Nos aparelhos de ciclo reverso, no entanto, a estrutura é bem mais complexa por dentro para permitir que a unidade interna trabalhe tanto com o frio quanto com o calor.

As pessoas também costumam pensar que, se você configurar a temperatura do ar-condicionado frio em um valor acima da temperatura ambiente, ele vai fazer o aquecimento mesmo assim. Por exemplo, está fazendo 17ºC no cômodo, daí a pessoa vai lá e liga o ar-condicionado no 23ºC. É claro que não vai funcionar. O sensor de temperatura não vai entender que “preciso aquecer esse ambiente até chegar em 23ºC” e simplesmente não vai fazer nada, a não ser, talvez, ventilar um pouco o ambiente. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos