Buscar no Cruzeiro

Buscar

A transformação do quarto das crianças renova o espaço de dormir

24 de Dezembro de 2018 às 06:49

A transformação do quarto das crianças Papel de parede com motivos geométricos e referências a super-heróis ajudaram a compor esse ambiente. Crédito da foto: Rafael Renzo / Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores

As férias escolares são um bom motivo para renovar o quarto das crianças. O espaço não é só para dormir. As brincadeiras e leituras motivam o sonho e a fantasia: seja de aventuras de super-heróis, para os meninos, ou histórias de princesas, para o meninos.

A arquiteta Cristiane Schiavoni propõe algumas ideias que agradam as crianças e também os pais. A primeira dica é incluir a garotada na tarefa, afinal de nada adianta reformar o quarto se eles não estiverem de acordo com as mudanças. E é uma boa oportunidade para inclui-las nas decisões.

“Aproveite o tempo com as crianças nas férias para envolvê-las na reforma. Os pequenos podem ajudar com as escolhas das cores, por exemplo. Já os maiores conseguem ajudar a selecionar outros itens como papel de parede ou até mesmo os móveis maiores”, sugere Cristiane.

A transformação do quarto das crianças Nichos para brinquedos e livros servem para organizar a bagunça de todo dia. Crédito da foto: Sidney Doll / Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores

A arquiteta aconselha a quem vai planejar o quarto das crianças a escolher uma decoração atemporal e que acompanhe as fases de crescimento. “Deixe a decoração temática para os acessórios, como roupas de camas, almofadas e luminárias. Dessa maneira, quando a criança crescer ou enjoar daquele tema é possível trocar facilmente”, observa Cristiane.

Quanto aos móveis, o item principal é a cama, que deve ter uma altura compatível à criança para subir e descer sem dificuldade. Escrivaninhas também devem ser levadas em conta, pois um móvel para os estudos ajuda a criar uma rotina e facilita a concentração.

A transformação do quarto das crianças Uma decoração mais leve e neutra para o quarto agrada os pré-adolescentes. Crédito da foto: Rafael Renzo / Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores

As crianças adoram cores. Para quem tem medo de ousar nos móveis, que são itens mais definitivos, basta adicionar cor com tinta, adesivo ou papel de parede. “A tinta costuma ter um custo inferior aos papéis de parede e adesivos e permite criar grafismos. O papel de parede e o adesivo vinílico já trazem padronagens mais trabalhadas, como desenhos geométricos ou florais”, diz a arquiteta.

Para liberar a criatividade, ela indica o uso de lousa, que tem o seu efeito garantido com tinta, aplicação de revestimento adesivo ou papel de parede. Desenhar e pintar é uma maneira de aprender brincando.

Galeria

Confira a galeria de fotos