Buscar no Cruzeiro

Buscar

68 metros quadrados eficientes e chiques para sua decoração

05 de Maio de 2019 às 12:31

68 m² eficientes e chiques O quarto é muito aconchegante - pequeno, mas confortável, macio e feminino. Um lugar especial, para se desligar do mundo. Crédito da foto: Júlia Ribeiro

Na cidade que não para, a exaustiva rotina de uma executiva ganhou um espaço de tranquilidade e aconchego - seu novo apartamento paulistano, com 68 m², se transformou em um ambiente prático, delicado e acolhedor pelas mãos da arquiteta Lucianne Korn.

Com base nas principais necessidades da cliente - um apartamento aconchegante e prático para o dia a dia, mas que pudesse receber os amigos aos finais de semana - Lucianne deixou de lado os dois dormitórios previstos na planta original e desenvolveu um novo projeto. “Já que era um apartamento pequeno, abrimos mão de um dos dormitórios e criamos um espaçoso living integrado à cozinha, deixando o ambiente mais livre e confortável para que ela pudesse curtir sozinha ou com as visitas”, conta a arquiteta.

Sala e cozinha

68 m² eficientes e chiques Na cozinha, uma parede reúne lava-louças, cooktop, forno, pia/bancada com armários acima e abaixo, e geladeira. Crédito da foto: Júlia Ribeiro

Pensando na característica de acolhimento, Lucianne trabalhou com uma paleta de cores neutras - que passa pelos tons de branco, areia e madeira em contraponto com alguns toques de cores nas almofadas (Codex). Móveis com design escandinavo preenchem o ambiente, como o sofá - com um desenho elegante - e as delicadas poltronas (GP Life). Já a mesa de centro (Allez Decor) compôs uma mescla interessante entre a madeira e o vidro.

Para o home theater, a arquiteta projetou uma estante que se estende por toda a parede e abre espaço para nichos que expõe itens afetivos da moradora. Os objetos ficam ainda mais em evidência com a iluminação especial de led embutida no móvel. “É sempre bacana trazer para a decoração peças que imprimem a personalidade do dono para que ele se sinta parte do espaço”, explica.

68 m² eficientes e chiques A sala resume o apartamento: confortável, elegante e com boa circulação. Ótima para reunir os amigos. Crédito da foto: Júlia Ribeiro

Com linhas retas e estilo moderno, a cozinha recebeu móveis planejados e uma compacta torre de eletrodomésticos, que deixam o reduzido espaço mais funcional e organizado. O ambiente também recebeu um balcão, no estilo americano, para refeições rápidas do dia a dia.

O fechamento com vidro da varanda permitiu colocar a mesa de jantar na área externa. Neste espaço, também destaca-se um armário ripado em que coube a máquina de lavar e secar. “Apesar do prédio oferecer uma lavanderia comunitária, a cliente disse que queria muito ter uma máquina própria. Como não havia espaço na cozinha, criei este móvel na varanda que, além de comportá-la, serve como balcão e suporte para a mesa de refeições”.

O desafio

Durante o projeto, Lucianne dedicou atenção especial ao quarto, já que, por o apartamento ficar na esquina do prédio, as paredes não apresentavam ângulos retos e contavam com algumas inclinações. “Eu não queria que a cama fizesse parte desta inclinação. Assim, na cabeceira, projetei um painel triangulado, onde consegui disfarçar e fazer o alinhamento”, conta. O painel, além de servir como cabeceira para a cama, integra um dos criados-mudos. Do outro lado, uma mesinha de madeira, da Allez Decor.

68 m² eficientes e chiques Na varanda envidraçada, fica um móvel que serve de aparador e recebe a lavadora e secadora de roupas, além da mesa de jantar. Crédito da foto: Júlia Ribeiro

Nas cores, o quarto segue a mesma proposta dos ambientes sociais, com tons claros e minimalistas, como as nuances do rosa nas paredes e decorações. O closet, logo ao lado, funciona como um corredor e foi executado inteiramente em marcenaria para aproveitar todo o espaço disponível.

O banheiro é todo revestido com porcelanato da Colormix. O tom claro, aliado à madeira, contribui para a sensação de amplitude, além de ser aconchegante e harmonizar o ambiente.

Galeria

Confira a galeria de fotos