Buscar no Cruzeiro

Buscar

Casa e Acabamento

Confira dicas de iluminação para quartos infantis

Espaço não é só para o descanso; também serve para brincar e estudar

17 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Boa luminosidade melhora o ambiente e pode contribuir com as atividades diárias das crianças.
Boa luminosidade melhora o ambiente e pode contribuir com as atividades diárias das crianças. (Crédito: EMERSON RODRIGUES / DIVULGAÇÃO)

O quarto das crianças merece um cuidado especial quando o assunto é iluminação, já que o espaço é multiúso: servepara o descanso, brincadeiras e estudos. Para que a luz seja uma aliada no crescimento dos pequenos em cada faixa etária desde os primeiros dias de vida até o início da adolescência especialistas têm algumas dicas sobre o assunto.

Na fase de crescimento, é preciso prestar atenção em cada detalhe do ambiente para que ele possa contribuir para um desenvolvimento saudável das crianças. Se o conforto e a ergonomia dos espaços são sempre levados em conta pelos pais em busca de móveis adequados de acordo com a idade dos filhos, um item de grande importância costuma ser esquecido: a iluminação. A boa luminosidade pode contribuir com as atividades diárias, e até mesmo auxiliar no aprendizado das crianças, quando posicionada na mesa de estudos. Já, uma iluminação ruim pode até prejudicar a visão delas, que em muitos casos, acabam forçando a vista para enxergar melhor.

De forma geral, para todas as fases da infância é importante o acolhimento do espaço, pois transmite a tranquilidade que a criança necessita, para não causar estresse e agitação. O uso de cores em alguns detalhes da decoração também é uma ideia interessante. Nesses casos, os tons pastel, como azul, rose, salmão e verde são boas opções.

No caso dos bebês, os cuidados são ainda maiores. Por isso, vale investir em uma luz suave que deixe o ambiente bem sereno. Como o bebê tem pouco tempo de vida, ele está em fase de adaptação ao meio e, portanto, fatores como sensibilidade à luz, tornam-se mais presentes. A dica fica por conta da iluminação indireta - em paredes ou sancas, com arandelas ou fitas de led - além das luminárias de piso ou abajures com cúpulas, pois proporcionam uma luz indispensável para um descanso tranquilo. Outra boa opção é investir na dimerização, que permite o controle da intensidade de luz. Por fim, outra ideia é o uso da automação, com a criação de cenas para diferentes momentos do dia, fator que pode contribuir para o desenvolvimento do recém-nascido.

Quartos de crianças

Para os momentos de estudo, a bancada ou a mesinha deve contar com uma iluminação. - EMERSON RODRIGUES / DIVULGAÇÃO
Para os momentos de estudo, a bancada ou a mesinha deve contar com uma iluminação. (crédito: EMERSON RODRIGUES / DIVULGAÇÃO)

Para as crianças mais crescidinhas, a dica é apostar em iluminações indiretas em determinadas áreas que necessitem de uma luz mais suave; luzes difusas para iluminação geral; e pontos focais, todas em circuitos diferentes para o melhor desempenho do projeto. Convém apostar não somente em uma única solução luminotécnica, mas sim em várias, como os abajures, arandelas, luminárias de piso, plafons e pendentes em vários locais do quarto e não somente no teto, respeitando sempre a particularidade de cada situação.

As luzes de apoio como luminárias de mesa e de piso são ótimas para criar um ambiente gostoso para a leitura. Além de direcionarem a luz para um ponto focal específico, também proporcionam um ambiente mais flexível para a realização de suas atividades. Para os momentos de estudo, a bancada ou a mesinha deve contar com uma iluminação na parte superior e, de preferência na temperatura branco neutro para ajudar na concentração.

Brincadeiras & Criatividade

Também é relevante verificar a luminosidade para locais muito utilizados pelas crianças, como os cantinhos de brincar. Pensando na prevenção de acidentes, no primeiro caso a recomendação é trabalhar uma iluminação difusa e bem distribuída, para que a criança veja onde está pisando e brincando. As luzes dimerizáveis também são boas pedidas, pois garantem melhor funcionalidade a depender da atividade. Quando o assunto é aflorar a criatividade, os tipos de peças mais indicadas são as que possuem um design mais lúdico, com aplicabilidades interativas. Portanto, aposte em luminárias que mudam de cor. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos