Buscar no Cruzeiro

Buscar

Casa e Acabamento

As tendências para quem quer construir a piscina dos sonhos

Borda infinita e 'praia' são os estilos mais desejados, segundo arquiteto carioca com mais de 80 projetos concluídos

03 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
A borda infinita traz um efeito extraordinário, mas implica em aumento de custos.
A borda infinita traz um efeito extraordinário, mas implica em aumento de custos. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A primavera chega e, com ela, também os projetos para construção de piscinas. A diminuição das chuvas e a proximidade com o verão fazem com que as pessoas comecem a sonhar em ter um espaço para curtir e se refrescar durante a estação mais quente do ano. O arquiteto Leandro Rhiaff, do Rio de Janeiro, fala sobre o quanto um projeto arquitetônico feito com sabedoria pode trazer harmonia e valorizar tanto a obra quanto a vida de quem deseja essa opção de lazer.

Ele começa explicando quais são os modelos de piscina mais procurados na atualidade: “Piscinas com bordas infinitas, que tenham hidromassagem em partes mais rasas, são a tendência. As de formato orgânico ainda fazem sucesso, mas as piscinas retangulares, com raia para nadar são as mais pedidas”.

Alguns estilos vêm fortes e prometem valorizar ainda mais o ambiente, seja no quintal ou numa casa de campo ou praia. “Os revestimentos em pedras naturais, que criam um mosaico entre o bege, o verde e o turquesa, estão super em alta”, afirma. Ele também traz outro pedido que tem aparecido bastante para a pauta: as piscinas em coberturas de prédio. O arquiteto, porém, ressalta alguns pontos de atenção nesse tipo de projeto.

“É aconselhável que verifique se o projeto estrutural do edifício prevê a possibilidade de se instalar uma piscina e qual o volume máximo e peso suportado pela estrutura. Nunca se deve instalar piscina em cobertura sem o aval de um arquiteto ou engenheiro. Fora isso, a execução da piscina deve ser por mão de obra qualificada e levar em consideração a impermeabilização impecável, para evitar problemas de infiltração no futuro. Fora isso, nada com o que se preocupar”.

A famosa borda infinita

Seja em casas de reality shows ou em fotos de celebridades nas redes sociais, a “borda infinita” está em alta e permeia o sonho de muitos brasileiros. Leandro Rhiaff adverte para um aumento de até 10% no valor total do orçamento. “Tecnicamente, a borda infinita precisa de um sistema adicional de escoamento, filtragem e retorno da água. Esse sistema pode encarecer a piscina em até 10% em relação a uma piscina comum, mas o resultado é extraordinário”.

Revestimentos em pedras naturais estão em alta. - DIVULGAÇÃO
Revestimentos em pedras naturais estão em alta. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Ainda falando sobre os gastos, Leandro Rhiaff não titubeia e avalia um preço médio para um projeto bem-feito. “Considerando os custos de escavação, estrutura, sistema de filtragem, bombeamento e revestimentos, uma boa base de cálculo seria entre R$ 3 mil e R$ 3,5 mil por m² de piscina”.

Uma verdadeira praia

Ao relembrar seus projetos arquitetônicos, Leandro Rhiaff fala sobre um em particular em que o cliente mirou em uma piscina e ganhou uma verdadeira praia. “Já elaborei projetos bastante especiais de piscinas, quase sempre associadas a áreas gourmet fantásticas. Mas a piscina mais interessante que projetei recebeu revestimento de areia compactada. Era uma verdadeira praia particular. Outra piscina muito interessante que projetei foi para uma família para a qual a acessibilidade era muito importante. Toda a piscina era acessada por rampas com corrimão”. (Da Redação)

Dicas do especialista

1) Leve em consideração o custo de manutenção mensal da piscina

2) Considere o melhor local aquele com maior incidência de luz solar pelo maior período do dia.

3) Evitar o plantio de árvores de copas abrangentes e de raízes profundas num raio de 5 metros em volta da piscina

4) Estime a quantidade de pessoas que utilizarão a piscina num dia de encontro. Uma pessoa por cada 0,80 m² é um bom cálculo

5) A não ser pelas pedras naturais, evite os revestimentos muito porosos, impróprios para aplicação submersa

6) Opte por revestimentos de menor formato para piscina em formato orgânico, devido à facilidade de revestir curvas

7) Uma piscina digna de revista precisa de iluminação submersa

8) Havendo a possibilidade, a piscina elevada (ao invés da enterrada) será uma ótima opção, mais exposta à luz solar e com a facilidade de manutenção

9) A chamada piscina no estilo “prainha”, com uma profundidade menor em áreas específicas, deve levar em consideração as dimensões desse platô para que caibam espreguiçadeiras. O ideal são, pelo menos, 2 metros de comprimento

10) As piscinas deverão sempre contar com uma bela decoração no seu entorno, desde o bom projeto da área gourmet, o mobiliário, os decks seco e molhado, a vegetação no entorno, a iluminação geral, os revestimentos e as cores

Galeria

Confira a galeria de fotos