Buscar no Cruzeiro

Buscar

Casa e Acabamento

Tem de agradar os bichinhos também

Setor imobiliário acompanha crescimento do mercado pet com inovações

12 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Em Sorocaba, o condomínio Parque dos Ingleses investiu em uma Pet Place, espaço dedicado aos animais.
Em Sorocaba, o condomínio Parque dos Ingleses investiu em uma Pet Place, espaço dedicado aos animais. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O mercado pet cresce cerca de 3,5% no mundo todos os anos e os grandes motores dessa expansão vêm sendo, justamente, países em desenvolvimento como o Brasil. Some a essa tendência a pandemia, que deixou as pessoas mais solitárias e confinadas em casa. No Brasil, 44,3% dos 65 milhões de domicílios possuem pelo menos um cachorro e 17,7% ao menos um gato, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, há no total 52,2 milhões de cães e 22,1 milhões de gatos no País.

Com uma população tão grande de bichinhos de estimação, seus tutores passaram a exigir uma melhor estrutura física para receber estes que já são parte da família. Afinal, é preciso pensar também na saúde física dos filhos de quatro patas.

Saíram na frente os imóveis que começaram a ver com outros olhos a possibilidade de oferecer esse espaço para os pets gastarem energia com seus donos. Regiões metropolitanas como a de Sorocaba já possuem condomínios de apartamentos com áreas comuns que recebem o selo pet friendly, compartilhadas pelos amantes dos animais e seus peludos em momentos de lazer, descontração e convivência.

Esses lugares se destacam no momento dos tutores escolherem o lugar que irão morar. É o caso da empresária, Thamary Elyara da Silva, que já tinha um cachorro, a Dandara, e decidiu adotar o Ozzy durante a pandemia. E por conta do trabalho do seu marido precisou se mudar. “Eu morava em casa normal, de rua, mas como meu marido começou a viajar com mais recorrência e ficava alguns dias fora, eu estava me sentindo insegura em dormir sozinha em casa. Começamos a pesquisar apartamentos. A escolha foi basicamente pensada neles (os cachorros), escolhi com a maior sacada possível para que eles não ficassem muito fechados”, conta Thamary.

O apartamento é dotado de portas do tipo "passa pet". - DIVULGAÇÃO
O apartamento é dotado de portas do tipo "passa pet". (crédito: DIVULGAÇÃO)

Exemplo desse novo tipo de construção é o Parque dos Ingleses, que investiu em uma Pet Place, espaço dedicado aos animais. Nele, os cães encontram um espaço aberto com gramado e obstáculos para que os bichinhos possam brincar e correr. O espaço fica próximo às quadras de tennis e beach tennis, para que o pet brinque em seu espaço, enquanto o dono se exercita.

“Queremos que os tutores tenham a companhia dos seus amigos de quatro patas em todos os momentos de diversão dentro do condomínio”, explica Vanessa Targino, head de incorporação da Visconde Construtora.

Outro investimento para os pets é a instalação de portas “passa pet” que permitem que o pet circule sem impedimentos pelos ambientes internos ou externos da casa.

O empreendimento

O Parque dos Ingleses fica localizado na Rua Dr. Luís Mendes de Almeida, 2561, ao lado do Ceagesp e contará com dois empreendimentos independentes. O Liverpool, de dois dormitórios com opção de uma ou duas suítes e o empreendimento Londres, com três dormitórios e opção de uma suíte. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos