Buscar no Cruzeiro

Buscar

Casa e Acabamento

Banheiro ou lavabo?

Embora sejam similares, eles podem ter funções diferentes

29 de Agosto de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O banheiro costuma ter facilidades como box e ducha, enquanto...
O banheiro costuma ter facilidades como box e ducha, enquanto... (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Todo banheiro é um lavabo, mas nem sempre um lavabo é um banheiro. Ficou confuso? Pois saiba que está é uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas ao construir ou reformar. Para começar a explicar essa diferença, é importante compreender primeiro qual é o conceito de cada um deles, sem deixar de lado o contexto histórico, social e cultural desses ambientes.

Se levarmos em conta apenas o aspecto funcional, o banheiro é um cômodo indispensável em qualquer casa, pois sem ele não seria possível suprir as necessidades fisiológicas vitais, além de cumprir rotinas de higiene pessoal e autocuidado.

No entanto, é necessário lembrar que em países como o Brasil, o banheiro nem sempre esteve agregado à planta do imóvel, pois o acesso ao saneamento básico ainda é deficiente no País, sobretudo em bairros periféricos e regiões rurais.

Este contexto foi tornando a própria existência desse cômodo dentro de casa um conforto que foi se aprimorando até os dias atuais, em que o espaço, a quantidade e a qualidade dos elementos ditam a percepção que temos sobre ele.

...o lavabo, embora tenha evoluído, tem a função principal de lavatório. - DIVULGAÇÃO
...o lavabo, embora tenha evoluído, tem a função principal de lavatório. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Um banheiro básico sempre contará com cuba, metal, vaso sanitário e chuveiro/ducha. Pode, também, ser complementado com outras peças. Entre eles, acessórios, itens destinados à higiene pessoal, como a ducha higiênica e o bidê, além da bancada, espelho, box em vidro, banheira, etc.

Já o lavabo tem origem muito antiga, pois está associado à vida na Grécia Antiga, período entre os séculos 12 e 9 a.C. As residências da época tinham pequenos lavatórios feitos em pedra, como o mármore, para as visitas lavarem as mãos antes das refeições.

O conceito foi amplamente replicado posteriormente, principalmente pela assimilação do hábito de lavar as mãos antes dos rituais religiosos, tornando comum a presença de lavabos nas igrejas, templos etc. Como se pode notar, o conceito original de lavabo se mistura com o de lavatório, ou seja, é um espaço destinado a higienização das mãos, sendo esta a sua principal função até hoje.

Ocorre que nas residências contemporâneas, visando otimizar medidas cada vez menores, profissionais de arquitetura e design de interiores entenderam que seria melhor não ter um ambiente somente para lavar as mãos, mas sim evoluir o conceito original de lavabo para também realizar necessidades básicas em uma pequena metragem, rapidamente, sem precisar trafegar pelas áreas íntimas da casa.

Um lavabo básico é um cômodo que sempre terá um lavatório com cuba e metal, podendo ser integrado a outros ambientes ou fechado, inclusive de ventilação ou iluminação natural. Se fechado, também contará com uma bacia sanitária. Complementam esse ambiente acessórios e ducha higiênica.

Diferenças

Ao se analisar as características de cada ambiente, nota-se que todo banheiro tem um “lavabo” dentro dele, pois itens como lavatório e bacia são comuns em ambos. Por outro lado, um lavabo nunca terá elementos como a ducha ou o chuveiro.

A presença ou a ausência de itens em um e outro revelam que as principais diferenças não se resumem ao que cada ambiente possui, mas também na função e no público que cada espaço pretende atender.

Quando só existe um banheiro no layout, ele geralmente fica localizado próximo às áreas sociais da casa e cumpre também a função de lavabo, ou seja, atende tanto às necessidades dos moradores quanto das visitas. É, portanto, um ambiente de decoração mais eclética e prática.

Se existem mais banheiros no projeto, costuma-se diferenciar pelo menos um destes para uso destinado apenas aos moradores da casa -- podendo ou não ser uma suíte, por exemplo -- e assim dar privacidade a eles -- além das maiores possibilidades de personalização do décor.

Nestas condições, reserva-se então um pequeno espaço de 2 a 5 m² para ser o lavabo da residência, um ambiente com um “quê” de cartão de visitas, pois além de cumprir sua função básica de higienização com o lavatório e bacia, deve também ser pensado para causar uma boa primeira impressão aos visitantes -- o indispensável efeito “uau”!

Você pode obter esse efeito combinando diferentes elementos decorativos com o propósito de encantar pelo visual dos acabamentos e da iluminação diferenciada. Um metal de design mais arrojado, por exemplo, é uma ótima escolha para impressionar. Causar uma experiência sensorial como com o olfato, a partir de velas aromáticas, também é oportuno neste ambiente. (Fonte: Fani - Metais e Acessórios)

Galeria

Confira a galeria de fotos