Buscar no Cruzeiro

Buscar

Casa e Acabamento

Como manter os móveis conservados e bonitos

08 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Móveis de madeira são mais resistentes e garantem charme extra ao ambiente.
Móveis de madeira são mais resistentes e garantem charme extra ao ambiente. (Crédito: RAFAEL RENZO)

Na hora de investir em um móvel novo para a casa, as exigências que surgem são as mais diversas: precisa ser bonito, encaixar bem na decoração proposta, ter uma boa qualidade e não se deteriorar com rapidez. Por isso, aliando beleza e durabilidade, os móveis em madeira são sempre uma excelente opção para quem busca preencher todos esses requisitos. Mas a verdade é que eles precisam de alguns cuidados específicos para se manterem bonitos e com aparência de novos por muitos e muitos anos.

Pensando não só no cuidado na hora de comprar os móveis, como também na sua conservação no dia a dia, a arquiteta Carina Dal Fabbro tem algumas dicas:

Limpeza - Para evitar o acúmulo de sujeira e poeira a dica é: limpe as superfícies regularmente com uma flanela seca de microfibra. Em seguida, pode-se utilizar também um pano úmido com água e sabão neutro para tirar as sujeiras mais difíceis. Contudo, de tempos em tempos é necessário uma faxina um pouco mais intensa para evitar o aparecimento de fungos e cupins.

Cuidado ao apoiar objetos - Sempre que possível evite colocar objetos quentes, úmidos ou que soltem tinta diretamente sobre o mobiliário. Objetos pontiagudos ou cortantes, como facas e tesouras, devem sempre estar em seu suporte para impedir riscos ou manchas nas superfícies. Outra dica é nunca apoiar copos ou garrafas diretamente na mesa.

Banco em madeira foi escolhido para compor a varanda do apartamento. Com o fechamento de vidro, a peça é resguardada das intempéries. - RENATO GAIOFATO
Banco em madeira foi escolhido para compor a varanda do apartamento. Com o fechamento de vidro, a peça é resguardada das intempéries. (crédito: RENATO GAIOFATO)

Posição dos móveis - A posição do mobiliário no lar também deve ser levada em consideração. Além da otimização do layout para melhor circulação no ambiente, é importante considerar uma distância de 5 a 7 cm da parede para evitar o contato com possíveis focos de umidade. E, quando se fala de peças feitas especialmente para áreas internas, o ideal é evitar que fiquem muito tempo expostas diretamente ao sol.

Cuidado redobrado com os móveis da área externa - Para as áreas externas, prefira madeiras mais resistentes, como a de demolição, peroba rosa, teca ou cumaru. Mas mesmo empregando as madeiras mais resistentes, elas precisam de manutenção anual com a renovação do verniz que contribui para sua qualidade. Outra ação simples, que pode fazer a diferença e garantir que a peça dure ainda mais tempo, é manter os móveis recobertos sempre que não estiverem sendo utilizados, protegendo-os assim do sol e da chuva.

Excesso de peso - Cada móvel é projetado para atender a uma necessidade específica, sendo assim, apresentam limitações de peso e de suporte. A distribuição incorreta dos objetos armazenados pode estragar o material, impactando negativamente na sua durabilidade. “ (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos