Buscar no Cruzeiro

Buscar

Casa e Acabamento

Como aplicar monocromia sem deixar os ambientes cansativos

18 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Em ambientes voltados ao descanso pleno, como em um dormitório, cores suaves e leves são as ideais.
Em ambientes voltados ao descanso pleno, como em um dormitório, cores suaves e leves são as ideais. (Crédito: DIVULGAÇÃO / EVELYN MÜLLER)

Em um ambiente, as cores eleitas para a decoração têm o poder de transmitir sensações e ativar os sentidos. E quando a mescla de tons é substituída pela monocromia quando uma cor, com seus gradientes, é eleita , o impacto proporcionado pelo visual é ainda maior.

Porém, ao contrário do que se pode imaginar, a singularidade de uma cor, em combinação de ton sur ton, é capaz de evocar descontração, leveza, quebrar a monotonia e sair da mesmice, transformando cômodos comuns em lugares elegantes e estilosos. Sem restrições, a monocromia pode emoldurar a decoração de áreas sociais, banheiros, cozinhas, dormitórios ou até mesmo estabelecimentos comerciais, evidenciando o gosto pessoal e a personalidade de cada um.

“Além da questão estética, o décor monocromático pode contribuir para a amplitude. Em um banheiro pequeno, por exemplo, pintar de preto a bancada, paredes e piso trará uma uniformidade de informação e, consequentemente, conquistaremos maior profundidade”, explica a arquiteta Marina Carvalho. Segundo ela, o usar uma única cor é uma tendência que segue em alta na arquitetura de interiores.

Escolha da cor

A cor escolhida como predominante no cômodo também vai determinar o tipo de sentimento despertado. Ares mais suaves, vibrantes, intensos ou românticos: tudo vai depender do objetivo do morador. Cada cor tem o poder de transmitir uma mensagem.

Na psicologia das cores, o azul conduz a sentimentos como tranquilidade, segurança e espiritualidade, enquanto o contraponto do vermelho provoca nas pessoas a força da energia e poder, entre outras impressões.

A cartela de tons mais neutros, como o cinza, bege e os terrosos, por sua vez, emitem aos habitantes o conforto do bem-estar e do acolhimento e o branco, além da calma, produz ares de simplicidade. “A seleção de tons para produzir um ambiente monocromático não deve se limitar apenas a uma preferência estética ou tendência de decoração. Dependendo da decisão, é possível também conquistar a funcionalidade do ambiente, a depender da percepção causada”, complementa.

Ao bater o martelo na cor, as próximas etapas decorrem do desmembramento em elementos menores como almofadas e objetos decorativos diversos incorporados com o intuito de construir um ambiente mais clean. Entretanto, para aqueles que pretendem viver em uma atmosfera com ainda mais personalidade, as paredes são as primeiras a serem trabalhadas para formar a monocromia, que podem ser pintadas ou revestidas com materiais condizentes com a essência do projeto. “Para quem ficar com receio de investir na unidade de uma mesma cor logo de uma vez, recomendo começar por ambientes menores, como um banheiro ou um lavabo. Itens decorativos pequenos, da mesma cor que a parede, são super eficazes”, sugere a arquiteta.

Em cômodos mais amplos, como salas de estar, cozinhas e dormitórios, o mobiliário surge como um grande aliado. Por meio da marcenaria planejada ou de peças soltas, como sofás e poltronas, conseguem evocar a linha de raciocínio da decoração.

Outros elementos

Além dos móveis, objetos decorativos e pintura nas paredes, os revestimentos e texturas como cerâmica e porcelanato são muito eficazes. No banheiro, as pastilhas de porcelana e de vidro fornecem inúmeras opções a serem escolhidas. Na cozinha, os bricks com tijolinhos aparentes também se configuram como queridinhos, ao mesmo tempo que trazem um clima mais rústico.

Teto e piso também favorecem o contraste com a cor escolhida, deixando a decoração menos saturada. “A luz colorida também participa de uma forma muito positiva. No luminotécnico, posso escolher a cor e o cenário de nossa preferência ou mudar quando julgarmos necessário. Isso reforça ainda mais a mensagem que queremos transmitir naquele espaço”, finaliza. (Da Redação)