Buscar no Cruzeiro

Buscar

Casa e Acabamento

Decoração com pratos na parede pode ganhar ares modernos e sofisticados

27 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Elementos e referências geeks também produzem amabilidade e frescor aos ambientes.
Elementos e referências geeks também produzem amabilidade e frescor aos ambientes. (Crédito: EVELYN MÜLLER / DIVULGAÇÃO)

Além de ser um item essencial para as refeições, os pratos podem ganhar outra função muito interessante no décor: protagonizar a composição de paredes. Desta forma, estas peças podem trazer charme, graça e o afeto que imediatamente nos remete às lembranças de uma casa de avó, mas podem ganhar ares de modernidade e sofisticação.

“Sempre digo que podemos trilhar por duas vertentes. A primeira delas é criar essa atmosfera de uma casa que nos conecta às memórias de nossas vidas e ao aconchego. Mas com a multifuncionalidade dos pratos, podemos seguir por uma linha mais moderna, sofisticada e ao mesmo tempo clean. Considero também uma boa alternativa para substituir os quadros”, comenta a arquiteta Marina Carvalho, entusiasta do uso desse elemento na decoração.

É ela quem ensina que essa tradição das louças, que se mantém mais viva que nunca, não está conectada somente ao universo da cozinha. Pelo contrário: o carinho e a beleza da composição das peças pode estar presente em vários ambientes das residências. Mas, como escolher e em quais paredes apostar no uso dos pratos no décor?

A arquiteta ressalta que hoje em dia é possível comprar o prato que mais combina com o estilo decorativo do projeto seja em lojas do ramo ou pela internet , ressignificar peças herdadas de família ou mesmo, realizar o PRÓPRIO desenho na louça seguindo o caminho do “faça você mesmo”.

Para a escolha, é importante pensar na composição que será elaborada, considerando a perspectiva de misturar referências diferentes de tamanhos, formatos e desenhos, que vai depender do gosto pessoal de cada um. Nesse processo de definição, pode-se levar em conta a predileção por frases marcantes, paisagens, gravuras e traços ligados à uma cultura. Uma dica é visitar as lojas -- ou, nestes tempos de pandemia, conferir o e-commerce dos estabelecimentos para selecionar as peças e produzir essa combinação.

No aparador da sala de jantar, o p - EVELYN MÜLLER / DIVULGAÇÃO
No aparador da sala de jantar, o p (crédito: EVELYN MÜLLER / DIVULGAÇÃO)

A disposição dos pratos na parede também vai depender da criatividade do morador e do profissional de arquitetura, mas algumas referências cooperam para que a organização simétrica ou assimétrica revele um olhar que transmita o belo. O primeiro passo é definir a parede e analisar se as peças farão sentido ao estarem fixadas naquele local.

Passando para a parte prática, a simulação, tendo em vista as metragens de altura e largura, auxilia para demarcar com exatidão o ponto de instalação de cada prato. Para tanto, Marina sugere o exercício de montar o layout em outra superfície do chão ou em uma mesa grande , para a sinergia de combinações alcançar o resultado que agrade o morador. “A partir disso, minha dica é tirar uma foto que ajudará a não esquecer e nortear o processo”, aconselha.

Outro jeito de efetuar o arranjo da montagem é traçar o contorno dos pratos, com um lápis ou caneta, em um papel pardo. Após projetar a forma de cada um, basta recortar e colar na parede para visualizar a disposição, possibilitando uma ideia real de como ficarão.

Marina ainda ressalta que o ideal é não deixar um prato muito distante do outro, uma vez que o sentido é evocar a união como um único elemento, chamando a atenção como um todo. Se a parede não tiver nenhum móvel encostado, o recomendado é deixar as louças a 1,70m de altura (entre o ponto mais alto da produção até o piso). (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos