Buscar no Cruzeiro

Buscar

Casa e Acabamento

Mais conexão com a natureza

Luz natural, pedras, louças e porcelanatos inspirados em elementos naturais são recursos da biofilia, nova tendência do décor

27 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
As peças da linha Folhas ao Vento trazem formas destacadas em relevo, integradas com fundo da mesma cor.
As peças da linha Folhas ao Vento trazem formas destacadas em relevo, integradas com fundo da mesma cor. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Em tempos de distanciamento social, nossos lares se tornaram um verdadeiro refúgio. É o local onde trabalhamos, criamos e descansamos. Em razão disso, arquitetos e designers têm procurado, cada vez mais, buscar ressignificar os projetos para ampliar o bem-estar e o conforto emocional dentro de casa. Nesse contexto, o contato e a interação com a natureza são fundamentais para garantir essas sensações.

Afinal, quando pensamos em um lugar de paz e relaxamento, dificilmente se imagina um escritório ou um shopping center. O que vem à mente são praias, florestas, água, folhas, areia, terra. Uma das maiores tendências neste sentido é a biofilia, que pode ser explicada como “a necessidade que sentimos de estar em contato, interagir e nos relacionarmos com a natureza”.

É ela que traz elementos naturais para dentro dos ambientes, como fonte de inspiração. A principal estratégia é incorporar água, plantas/vegetação, luz natural e elementos como madeira e pedra nos projetos.

A coleção Denim remete à mistura do jeans tingido, à madeira e ao decalque com folhas. - DIVULGAÇÃO
A coleção Denim remete à mistura do jeans tingido, à madeira e ao decalque com folhas. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Além dessas estratégias, outra forma de incorporar a biofilia na decoração é pelo uso de formas e silhuetas botânicas em vez de linhas retas em peças, objetos e revestimentos. É o caso dos revestimentos inspirados na natureza, que podem trazer essas sensações de forma ampla para os mais diversos ambientes.

Um exemplo dessa integração é a coleção Nuances da Natureza, da Portinari, assinada pela arquiteta Juliana Medeiros. As peças da linha Folhas ao Vento trazem folhas destacadas em relevo, integradas com fundo da mesma cor, trazendo leveza e elegância ao mesmo tempo. As cores remetem aos elementos naturais das florestas, com opções de tons em verde, azul e terra, que podem ainda ser combinadas entre si.

Outra tendência para trazer a natureza aos espaços do cotidiano é o uso de elementos baseados em técnicas manuais, como peças artesanais, da cultura caiçara, indígena ou hippie. É o caso da coleção Denim, da Ceusa, que traz a mistura do jeans tingido, a madeira e o carimbo/decalque com folhas. Enfatizando a natureza e as técnicas manuais de tingimento Tie Dye, as peças unem irreverência com a versatilidade da madeira. Originaria dos anos 60, a pintura feita com amarrações pelos hippies da época, ressurge como tendência no mundo da moda em 2021.

A cuba de sobrepor L.1050 traz suavidade à bancada e aumenta a sensação de acolhimento. - DIVULGAÇÃO
A cuba de sobrepor L.1050 traz suavidade à bancada e aumenta a sensação de acolhimento. (crédito: DIVULGAÇÃO)

A Ceusa ainda conta com a coleção Botânica Glam que explora diferentes tipos de folhas, com detalhes em ouro, aliando biofilia com sofisticação.

A cuba de sobrepor L.1050, da Deca, traz suavidade na bancada com a cor menta. Com acabamento matte e textura acetinada aumenta a sensação de acolhimento. Em tonalidade mais acentuada, a cuba de apoio assinada pelo arquiteto pernambucano Osvaldo Tenório (L.316.42) representa a vivacidade da natureza, de forma bastante expressiva, com a cor Kale Green.

Os acabamentos terrosos também promovem nossa sinergia com a natureza. Com uma paleta de tonalidades claras e escuras (marfim, caramelo fosco e cacao), as cubas Deca de sobrepor L.1050, assim como modelo texturizado L.1050.LS.22 (textura Diamante cor marrom fosco) e a cuba de sobrepor retangular L.131.40 (vanilla) transmitem uma ideia de estabilidade e crescimento, em alusão aos diferentes tipos de solo e a manifestações artesanais. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos