Buscar no Cruzeiro

Buscar

Casa e Acabamento

Box até o teto, a nova tendência para os banheiros

20 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A estrutura confere uma aparência mais clean e moderna à decoração.
A estrutura confere uma aparência mais clean e moderna à decoração. (Crédito: STUDIO SÃO PAULO)

Com a função de reter a água do banho, isolar a área do chuveiro e não deixar o banheiro todo molhado, o box é uma das peças indispensáveis para o cômodo e dispõe de grande variedade de modelos e materiais. Geralmente, as estruturas mais comuns são as de vidro e com o tamanho padrão de 1,90m, mas há uma forte tendência ganhando o gosto dos entusiastas da decoração: o box piso-teto.

Perfeito para quem é fã do estilo contemporâneo, ele confere ao ambiente uma aparência mais ampla, elegante e sofisticada. “Com o toque clean que as folhas de vidro propiciam ao estender sua altura até o teto, é possível ousar nos acabamentos. Fazer a serralheria em preto ou dourado, por exemplo, traz modernidade e foge do comum”, explica a arquiteta Monike Lafuente, sócia do escritório Studio Tan-gram ao lado de Claudia Yamada. Ela ainda explica que é sempre mais difícil ousar nas cores dos modelos convencionais, pois a barra superior acrescenta informação à decoração e, por isso, na maioria dos casos, acaba recebendo pintura branca.

Todavia, antes de aderir ao estilo, é importante observar se o seu banheiro preenche alguns requisitos para evitar problemas futuros. Por vedar a área do banho por completo e reter todo o vapor da água quente, a primeira regra do box piso-teto é que o banheiro disponha de uma janela na área interna. “Precisamos, necessariamente, oferecer um espaço para o vapor sair. Assim, evitamos de ter mofo no teto e nas paredes”, pontua a arquiteta Bianca Atalla, do escritório Oliva Arquitetura.

Uma vantagem em relação ao box convencional é que o banheiro não fica úmido e a pintura de teto e paredes da área seca duram muito mais tempo. “Mesmo assim, sempre indicamos que seja utilizado tintas antimofo e nunca falte ventilação natural”, destaca a também arquiteta Fernanda Mendonça, sócia de Bianca.