Buscar no Cruzeiro

Buscar

Casa e Acabamento

Profissionais dão dicas para se manter plantas no box

Saiba quais são as mais indicadas, como tratá-las e os principais cuidados

06 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Neste projeto, o jardim vertical foi selecionado para harmonizar com o cimento queimado das paredes.
Neste projeto, o jardim vertical foi selecionado para harmonizar com o cimento queimado das paredes. (Crédito: LUIS GOMES / DIVULGAÇÃO)

Os detalhes que envolvem a decoração do banheiro geralmente ficam mais direcionados à área que compreende a bancada e a bacia sanitária. No box, as escolhas ficam concentradas para o revestimento, o nicho para dispor os produtos de higiene e os metais. E foi justamente com o desafio de um “algo a mais” que a dupla de arquitetos Erika Mello e Renato Andrade lançaram mão de uma tendência: o “shower plants”, termo em inglês utilizado por fãs do estilo Urban Jungle que, em na sua tradução literal, significa “plantas no box do chuveiro”.

Mas é possível inserir espécies naturais dentro box? De acordo com o arquiteto Renato Andrade, a resposta é... sim! E para quem ama plantas, a possibilidade é magnífica, uma vez que não será necessário se preocupar com a drenagem do jardim. “É maravilhoso ter as plantas por perto e já foi cientificamente comprovado que elas aumentam a sensação de bem-estar. Durante o banho, elas deixam o momento ainda mais relaxante”, declara.

No projeto onde aplicaram a ideia, o apartamento não dispunha de varanda e os proprietários compartilham com a dupla de profissionais seu apreço e o desejo de ter plantas por perto. “A nossa sugestão de trazê-las para o banheiro agradou em cheio”, recorda-se Erika.

Além de deixar o banheiro mais agradável, a presença do verde auxilia no propósito de proporcionar mais vida aos ambientes. E no box não poderia ser diferente. Independente da espécie, as plantas purificam e renovam o ar, contribuem para um décor mais charmoso e belo, além de transmitir acolhimento. Nessa somatória, sair do convencional também é uma motivação.

É necessário escolher as espécies adaptadas à vida em ambientes úmidos e resistentes às temperaturas elevadas (por conta da água quente do chuveiro). De acordo com Erika Mello, jiboias, bromélias, orquídeas, avencas, violetas, comigo-ninguém-pode, asplênio, peperômia, lírio da paz e caládio são algumas das plantas que reúnem essas características. “Cuidando com atenção, essas plantas são capazes de absorver toda a umidade do espaço”, afirma a arquiteta.

Para usufruir dos benefícios, ainda se faz indispensável analisar outros fatores antes de inserir as plantinhas dentro do box. Segundo Renato Andrade, um dos pontos está relacionado à luz solar, condição obrigatória para todos os seres vivos. E, junto com a iluminação, vem a ventilação natural. “Fica complicado aplicar a ideia em um espaço apertado. Um box grande propicia a distância para que as espécies não sejam impactadas pela água e produtos de higiene, evitando danos”, conta.

Na manutenção, Erika ressalta que o morador terá o adicional de promover a limpeza com maior frequência. “As plantas envelhecem e soltam folhas velhas. A limpeza precisará ser diária”, adverte. (Da Redação)

PONTO A PONTO

- Tenha um box espaçoso
- Mantenha o chuveiro sempre distante das folhagens
- Escolha folhas mais resistentes à umidade
- Mantenha a janela sempre aberta para que o ambiente esteja em constante ventilação
- Escolha espécies que gostem de umidade
- Atente-se para as regas
- Prefira uma planta já desenvolvida para cultivo dentro do banheiro