Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pintou uma dúvida

Como identificar se a tomada de sua casa está com mau contato

25 de Abril de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Se a instalação elétrica é antiga, ela deve ser revisada por um eletricista profissional.
Se a instalação elétrica é antiga, ela deve ser revisada por um eletricista profissional. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Tem coisa mais chata do que quando você pluga um aparelho eletrônico na tomada e ele não funciona? Esse é um sinal de que sua tomada pode estar com mau contato. Esse é um termo popular e genérico para definir um aumento da resistência em uma junção de duas partes metálicas onde a energia elétrica trafega. Pode ocorrer na emenda entre dois fios, no contato de um fio com um terminal, no contato entre dois terminais, em tomadas, entre outros.

O sinal mais comum de que uma tomada está com mau contato é no funcionamento dos aparelhos eletrônicos. Às vezes o aparelho funciona e outras vezes não, mesmo estando ligado na mesma tomada. É normal, nesses casos, tentar ajeitar o plugue, colocando e tirando-o novamente.

Outro sinal de que a tomada está com mau contato é o aparecimento de faíscas e cheiro de queimado quando um equipamento é plugado. Em alguns casos, observa-se que a superfície do plugue apresenta um aspecto chamuscado.

Além de não funcionar corretamente, uma tomada com mau contato pode ser bastante perigosa, gerando um curto circuito na rede elétrica e até mesmo sendo um risco de incêndio.

Por isso, é importante optar por tomadas de boa qualidade na sua casa ou empresa. Se a instalação elétrica é antiga ela deve ser revisada por um eletricista profissional e as tomadas do padrão antigo substituídas por tomadas do padrão NBR 14136.

Esse é o padrão oficial de tomadas no Brasil, segundo recomendação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Esse modelo de tomada foi escolhido por ser o mais seguro, pois conta com três pinos, sendo um para o condutor terra.

As tomadas do padrão NBR 14136 estão disponíveis para correntes elétricas de 10A e 20A. Todos os aparelhos produzidos e comercializados no Brasil, certificados pelo Inmetro, devem sair da fábrica já com o novo padrão de tomadas.

Corrigindo mau contato na tomada

Confira um passo a passo para você aprender a corrigir mau contato na tomada. No entanto, se você não tem experiência com rede elétrica ou não se sente confiante para realizar esse tipo de reparo, é melhor procurar um eletricista profissional.

Passo 1: Durante todo o processo você deve usar luvas e sapatos com solado de borracha, assim como óculos de proteção.

Passo 2: Desligue a energia elétrica na caixa do disjuntor geral.

Passo 3: Faça um teste para verificar se a corrente elétrica não está passando pela tomada. Você pode usar um carregador de celular, por exemplo, ou uma chave teste específica para essa função.

Passo 4: Retire o espelho da tomada. Se o espelho é preso por parafusos, use uma chave de fenda ou phillips para soltar os parafusos.

Passo 5: Solte os parafusos que prendem o suporte da tomada à parede com uma chave de fenda ou phillips.

Passo 6: Verifique se todos os fios estão presos firmemente nos conectores. Se estiverem frouxos, use uma chave fenda ou phillips para apertar o parafuso que conecta o fio ao conector.

Passo 7: Verifique se algum fio está desencapado. Fios desencapados não devem encostar uns nos outros, pelo risco de curto circuito. Caso algum fio esteja desencapado, enrole-o com fita isolante.

Passo 8: Se todos os fios estão presos corretamente nos conectores e não há nenhum fio desencapado, o problema pode ser no módulo da tomada. Nesse caso, adquira um modelo novo compatível e substitua o antigo.

Passo 9: Prenda novamente o suporte da tomada na parede e recoloque o espelho.

Passo 10: Ligue o disjuntor geral e teste o funcionamento da tomada.

Lembre-se: Se não se sentir seguro para fazer esse passo a passo, procure um especialista. É o melhor a fazer! (Da Redação, com informações da NetElétrica)