Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ararajuba: arara-amarela-brasileira

24 de Janeiro de 2021 às 00:01

As aves da foto foram clicadas no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. Crédito da foto: Emídio Marques (3/10/2012)

A ararajuba é também conhecida como guaruba, guarajuba e tanajuba. Guaruba e ararajuba derivam do tupi: guará (pássaro) + yuba (amarelo); ou arara (papagaio grande) + yuba (amarelo).

Todos os biólogos do mundo lhe conhecem pelo nome científico Guaruba guarouba e a associa às cores da bandeira do Brasil.

Vive no alto das árvores das florestas do Maranhão, Pará e Rondônia, mede aproximadamente 30 cm de comprimento e alimenta-se de sementes, frutos oleosos, frutas e flores.

Ao procriar coloca de dois a três ovos e depois de 30 dias, os filhotes nascem e são cuidados pelos pais e também por outros componentes do bando.

Está entre os animais ameaçados de extinção, pois as áreas que a espécie mais ocorre também é a área de maior desmatamento da Amazônia para formação de pastagens. O tráfico de aves silvestres é outro fator que contribui para a redução desses bichinhos na natureza. (Da Redação)