Buscar no Cruzeiro

Buscar

Por uma agenda sustentável

04 de Fevereiro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) instituiu um grupo de trabalho que vai elaborar uma agenda sustentável. O grupo deverá propor medidas e ações para o desenvolvimento da agropecuária, florestas e pesca com sustentabilidade

A medida foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (1), conforme Portaria 26 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O objetivo do grupo será propor e coordenar ações para o desenvolvimento de iniciativas necessárias à atuação do Governo Federal, por meio do MAPA, para a sustentabilidade da agropecuária, florestas e da pesca brasileiras.

Segundo Portaria do Ministério, cabe ao grupo ainda: definir critérios de ação governamental conjunta que elevem os atuais padrões de sustentabilidade na produção agrícola brasileira; definir metas de inovação e indicadores de resultado para avaliação e monitoramento; desenhar cenários de médio e longo prazo com metas a serem atingidas até 2030, além de perspectivas de inovação para o setor até 2050.

O grupo deve ainda elaborar cronogramas para implantação da Agenda de Inovação para Sustentabilidade Agropecuária, além de emitir pareceres e recomendações sobre questões do desenvolvimento sustentável agrícola. Ele será composto por representes das secretarias vinculadas ao MAPA, setor privado e academias. Também serão convidados outros órgãos públicos e privados. (Denis Deli - jornalista especializado em agronegócio, pós graduado em Produção e Reprodução animal)