Buscar no Cruzeiro

Buscar

Agro

Curiosidades mostram relevância do agro

Confira algumas coisas sobre o agronegócio que todo o mundo deveria saber

08 de Julho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Brasil tem o segundo maior rebanho de bovinos do mundo, e o primeiro comercial.
Brasil tem o segundo maior rebanho de bovinos do mundo, e o primeiro comercial. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O agro é um tema que mexe com os cenários político e social brasileiro. Por isso, está sempre em pauta, com discussões acaloradas, tanto daqueles que elogiam quando dos que criticam.

Mas será que você conhece os temas importantes do setor e consegue participar dessas discussões em alto nível? Para te ajudar, selecionamos alguns fatos sobre o agronegócio que todo mundo deveria saber! Alguns são curiosos, outros impressionam pela grandeza dos números. Porém, todos interessam para a população em geral. Mas é claro que preparamos uma dica exclusiva para você, que é produtor rural: e ela está diretamente relacionada ao seu bolso.

1)Somos poucos. Mas somos grandes!

O Brasil tem uma população de 220 milhões de habitantes e apenas 5 milhões são produtores rurais. Isso representa 2,5% da população.

Parece pouco, mas basta analisar alguns números para perceber o quão eficiente é o homem do campo. Estes 2,5% são responsáveis por 37% dos empregos gerados no País.

Em 2021, o setor foi responsável quase 27% do PIB nacional. Ou seja: mais de um quarto de toda a riqueza gerada no Brasil veio do agro.

Como se não bastasse, o setor fechou o ano passado como responsável por praticamente metade de tudo o que o Brasil exportou, literalmente “salvando a lavoura” da nossa balança comercial, em meio à maior crise econômica da história moderna da humanidade.

E qual a expectativa para 2021? Bater o recorde no Valor Bruto de Produção (VBP), que pela primeira vez deve ultrapassar a marca de R$ 1 trilhão. O VBP é o valor de tudo aquilo que será produzido no campo.

Se estes números te impressionam e você acha que agricultura e pecuária são apenas para os “muito ricos”, saiba que 85% dos estabelecimentos agrícolas brasileiros são destinados à agricultura familiar.
Para que um grupo que representa apenas 2,5% da população consiga números tão expressivos, só existe uma explicação: o agronegócio é a grande vocação do Brasil.

2)Temos mais bois do que pessoas!

Existem cerca de 250 milhões de bois e vacas nos pastos brasileiros. Mas será que isso é bom?

O fato, é que temos o segundo maior rebanho de bovinos do mundo, atrás apenas da Índia, com pouco mais de 300 milhões de animais. Mas como por lá a vaca é sagrada, o Brasil ocupa a primeira posição no ranking de rebanho comercial. Em segundo vem os Estados Unidos, com 94 milhões de cabeças.

Apesar de termos um rebanho quase 2,5 vezes maior que o americano, ficamos com a segunda posição em volume de carne produzida. Enquanto os gringos produzem 12.515.000 toneladas/ano, a pecuária brasileira entrega 10.310.000 toneladas/ano.

A diferença na produção é explicada pela utilização maciça de raças taurinas, bem adaptadas ao clima e pastagem americanos. Aqui no Brasil, cerca de 80% do rebanho é Zebu, com raças adaptadas à nossa pastagem e ao clima tropical, com destaque para sua rusticidade.

Em terceiro lugar, no ranking de produção, vem a União Europeia, com um total de 7.800.000 toneladas/ano.

E ainda temos mais um título para comemorar: o Brasil é o maior exportador global da proteína vermelha. Cerca de 25% de toda carne produzia no País tem como destino o mercado externo.

Mesmo assim, nós ainda importamos carne nobre para atender o exigente (e crescente) mercado interno. Estima-se que apenas 2% de toda a carne produzida no Brasil se enquadre ne categoria premium: cerca de 200 mil toneladas. Em 2020, nós importamos 50,8 mil toneladas de carne premium.

Isso mostra o quanto a pecuária brasileira ainda é rica em oportunidades!

3)Somos o maior do mundo nisso... e você sabia?

Nas conversas sobre o agronegócio todo mundo se lembra que o Brasil disputa a liderança mundial de produção em algumas importes comodities, como: carnes, milho, soja e café.

Porém, poucos sabem que o País é o maior produtor de laranja do mundo! E para conseguir esse feito, nem precisaríamos somar toda a produção da fruta no Brasil. O estado de São Paulo, sozinho, já nos daria o título de maior produtor mundial, sendo responsável por quase 80% da produção brasileira e 28% da produção mundial.

Segundo relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção de laranja brasileira, na temporada 20/21, deve chegar a quase 17 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 14% em relação ao período anterior.

Ainda de acordo com este relatório, a produção de suco de laranja brasileiro deve chegar a 1,2 milhão de toneladas ao final da safra deste ano. É um aumento significativo de 20%, em relação ao ciclo anterior.

Isso vai nos manter na posição de maior exportador mundial de suco de laranja, representando quase três quartos das exportações globais.

Denis Deli é jornalista especializado em agronegócio, pós-graduado em produção e reprodução animal.