Buscar no Cruzeiro

Buscar

Propriedade bem cuidada é sinal de boa gestão e produção

09 de Abril de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]

Propriedade bem cuidada é sinal de boa gestão e produção Zelar pelos cuidados da fazenda pode fazer bem não apenas para os olhos, mas também para o bolso. Crédito da foto: Divulgação

O termo “gestão de propriedade rural” pode ser conceituado como a administração dos recursos disponíveis e potenciais visando o aumento da produtividade, o melhor uso da terra, água, máquinas, equipamentos e pessoal. Mas seria só isso?

No campo, zelar pela manutenção dos equipamentos e do patrimônio material da fazenda pode fazer bem não apenas para os olhos, mas também para o bolso.

De acordo com Cristiane Guassu, CEO da Integragro Consultoria, empresa que atua na orientação de sistemas produtivos e gerenciamento de propriedades rurais, uma estrutura física bem conservada contribui para uma produção com maior qualidade e volume.

Questões de limpeza e manutenção também impactam na saúde dos animais e colaboradores, na conservação de insumos, além de refletir diretamente no custo final do produtor.

“As áreas de cocho são um bom exemplo. Quando estão malconservadas podem armazenar fungos e bactérias, prejudicando a saúde do animal. Pode também acarretar a perda de alimento, água e sal que são colocados no cocho, resultando em um prejuízo financeiro para o produtor. Por isso, o tipo de cocho mais adequado é o de plástico ou com estrutura menos porosa, facilitando a limpeza e armazenando menos quantidade de bactérias e fungos”, explica.

Segundo a executiva, manutenções preventivas de cercas reduzem o custo e evitam outras ocorrências, como a de animais soltos em áreas de risco ou em propriedades vizinhas, além de contribuir para o aumento na vida útil do equipamento.

Áreas administrativas

A sede da fazenda, áreas administrativas e casas de colonos formam o cartão de visita da propriedade e ajudam na melhoria das condições de trabalho e moradia. A conservação agrega valor venal à propriedade, aumentando o valor do patrimônio.

De acordo com Talitha Casella, engenheira da Integragro Consultoria, “manter a estrutura física da propriedade em relação a manutenção de cercas, estruturas produtivas e instalações, reflete cuidado, preocupação e planejamento com as atividades que acontecem na propriedade, valorizando o imóvel e indicando que a gestão está funcionando”.

Para Guassu, uma propriedade bem apresentável cria um sentimento de confiança no produtor e no produto ofertado. “Uma infraestrutura adequada reflete em exemplo para outras propriedades do setor e podem se tornar referência agregando valor também ao seu produto.”

Agroindústrias e turismo rural

A manutenção preventiva da propriedade rural pode contribuir para a redução de custos. Mas não apenas as propriedades rurais tradicionais devem se atentar a esses cuidados. Fazendas que têm como objetivo atender às agroindústrias ou aquelas que focam suas atividades no crescente ramo do turismo rural também devem dar atenção à manutenção, revisão de maquinários, implementos e conservação das estradas e vias de acesso. A CEO da Integragro Consultoria explica como deve ser feito o serviço de zeladoria nesses dois tipos específicos de propriedades rurais. “Além de infraestrutura organizada e conservada, ela precisa se mostrar funcional para a atividade, sendo bem planejada e distribuída. Isso irá facilitar trabalhar com grande produtividade de forma mais ágil e evitando perdas de produto final e insumos”.

Já nas propriedades que têm como foco o turismo rural, “é preciso se preocupar e investir no aspecto visual. Deve possuir um ambiente agradável para venda de produtos feitos na propriedade e/ou por parceiros e investir em comunicação visual. Também deve ter grande atenção com a segurança do ambiente, indicando quais locais há possível risco de queda, áreas perigosas para nadar, risco com os animais, entre outros.”

“A manutenção de cercas, principalmente aquelas que protegem as áreas de preservação permanente e que definem os limites da propriedade, pode até parecer um simples detalhe, mas mantê-las em boas condições reflete preocupação em cumprir os requisitos legais de preservação ambiental, planejamento no uso do solo, preocupação com a segurança da fauna e com a segurança de quem está na propriedade e ao entorno dela”, diz.

Questão ambiental

Cristiane Guassu lembra que cuidar da zeladoria e manutenção nas fazendas não é apenas uma questão de estética ou comercial. Ela pode ser também ambiental.

“A manutenção de cercas, principalmente aquelas que protegem as áreas de preservação permanente e que definem os limites da propriedade, pode até parecer um simples detalhe, mas mantê-las em boas condições reflete preocupação em cumprir os requisitos legais de preservação ambiental, planejamento no uso do solo, preocupação com a segurança da fauna local e com a segurança de quem está na propriedade e entorno”, diz.

Ela ressalta que ao produtor rural é essencial realizar um planejamento anual ou semestral de manutenção geral da propriedade, contendo inventário de máquinas, equipamentos e datas que deverão fazer revisão.

*Denis Deli é especializado em agronegócio, pós graduado em Produção e Reprodução animal