Medidas de prevenção
SP Sempre Alerta vai monitorar clima e risco de eventos extremos
Foram alocados mais de R$ 1,8 bilhão em ações executadas e em andamento para minimizar o impacto à população
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) lançou ontem (14) a campanha SP Sempre Alerta, com foco na prevenção de desastres e prontidão contínua da Defesa Civil do Estado para eventos climáticos extremos. A iniciativa integra diversas secretarias estaduais e vai ampliar as ações de alerta em situações de risco, investimento em tecnologia de ponta para monitoramento meteorológico e proteção da população.
“As mudanças climáticas vieram para ficar, estamos sendo acometidos por chuvas intensas em volumes nunca antes vistos, grandes ventanias, estiagens muito fortes e a gente tem que se preparar para isso. A palavra-chave é prevenção”, afirmou Tarcísio.
A campanha vai aperfeiçoar a comunicação de alertas e medidas preventivas em todo o território paulista.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística está alocando mais de R$ 1,8 bilhão em ações executadas e em andamento para minimizar o impacto das mudanças climáticas para a população.
A pasta atua em duas frentes: a primeira trata de prevenção de enchentes e alagamentos, além de contenção de encostas, manutenção e reparos em rodovias. Já a segunda prioriza avaliações de risco em áreas pré-indicadas, por meio do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA).
A partir de agora, o Plano de Prevenção de Defesa Civil também integra a campanha SP Sempre Alerta. Em vigor desde o último dia 1º de dezembro, o plano envolve ações de monitoramento dos índices de chuva acumulada e da previsão meteorológica, vistorias de campo e atendimentos emergenciais a municípios ou regiões afetadas por desastres. (Agência SP)