Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

SP aprova a eliminação da Guia de Informação e Apuração do ICMS

A medida significa grande avanço e foi debatida junto a entidades da contabilidade paulista

16 de Março de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: AGÊNCIA SP)

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou o Decreto nº 67.568, publicado no Diário Oficial de ontem (16), que altera o regulamento do ICMS para desburocratizar as obrigações acessórias aos contribuintes, por meio da dispensa gradativa da Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA).

A medida significa grande avanço e foi debatida junto a entidades da contabilidade paulista, com o objetivo de promover a racionalização das obrigações acessórias, bem como do ambiente tributário estadual, aperfeiçoar a prestação de informações dos contribuintes e eliminar redundâncias.

Inventário

O Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) recebeu, no dia 10, do coordenador geral do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu (Poeao), Raul de Souza Almeida, documentos digitalizados do Inventário de Itu utilizados para o tombamento do Centro Histórico da Cidade pelo Condephaat.

Os documentos passarão a compor a base de dados para pesquisas dos alunos e pesquisadores da instituição e contribuirá para a disponibilização e acesso a informações importantes sobre o patrimônio cultural do município.

Mulheres paulistas

Os 23 milhões de mulheres que constituem a população feminina paulista correspondem a mais da metade de toda a população paulista (51%) e também a 21% do universo feminino do País. Os números foram revelados pela Fundação Seade a propósito do Dia Internacional da Mulher, comemorado a 8 de março.

Tendências femininas

Dessa forma, aproximadamente um quinto de toda a população feminina brasileira é formada por mulheres paulistas. Esses dados constam do “Perfil da Mulher Paulista; demografia, escolaridade, trabalho e renda”, publicado pela Fundação Seade. Em 2040, a população feminina deve atingir seu pico no Estado e passará a ser de cerca de 24 milhões e 500 mil.

Dia Mundial da Água

No próximo dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. Para este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs o tema “Acelerando Mudanças: seja a mudança que você deseja ver no mundo”. O objetivo é convidar a todos a discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento.

Como forma de sensibilização foi adotada a fábula do beija-flor. Nela, conta-se a história sobre como lidar com crises e importância de se ter coragem para fazer a nossa parte. Na campanha, a ONU convida as pessoas a repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, na escola, na comunidade, enfim, nas suas vidas, assumindo o compromisso de mudanças nas ações de trato da água.

Regularização fundiária

O mais novo vereador de Sorocaba e presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária, Caio Oliveira (Republicanos), protocolou na Câmara, na quarta-feira (15), um requerimento que cobra informações da Secretaria da Habitação sobre o andamento da regularização fundiária de pelo menos nove comunidade da cidade.

No documento é solicitado informações sobre as comunidades Santa Luiza; Vila União; Fazendinha; Chácara do Lima; G2; G3; Ipanema Ville; Jardim Aeroporto e Canta Sapo. Segundo o parlamentar, mais de 1.500 famílias em vulnerabilidade social compõem essas nove comunidades.