Buscar no Cruzeiro

Buscar

Zoológico Quinzinho de Barros passará por revitalização

07 de Janeiro de 2021 às 16:59
Marcel Scinocca [email protected]

Zoológico será revitalizado. Crédito da foto: Fábio Rogério (7/1/2021)

Atualizada às 17h47

A Prefeitura de Sorocaba lançou nesta quinta-feira (7) o início das obras de revitalização do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, que fica na zona leste da cidade. A primeira etapa dos trabalhos durará ao menos 10 meses.

O lançamento ocorreu no próprio zoológico, em solenidade que contou com a participação do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), do presidente da Câmara de Sorocaba, Cláudio do Sorocaba I (PL), do líder de governo na Câmara, João Donizeti (PSDB) e de parte do secretariado, incluindo Antônio Prieto Neto, titular da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema).

De acordo com Prieto, a prioridade é a parte interna, iniciando com a ampliação de um dos recintos do local. “São muitas ações. A primeira delas começa com o primeiro espaço do “matão”, no recinto das antas. Partindo daqui, vamos para o espaço do elefante, depois dos felinos. A última etapa será a parte externa, com a pintura dos muros, por exemplo”, explica o secretário.

Ainda de acordo com ele, o principal objetivo é viabilizar o bem-estar dos animais. Ele descartou que as obras também tenham o objetivo de atrair mais público. O trabalho será realizado por funcionários da Sema e da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo). O secretário garantiu que a obra não gerará mais custo para o município.

A revitalização do zoo, além da manutenção dos recintos, também terá a remoção de algumas estruturas antigas, como os troncos de árvores que já estão deteriorados e que servem como estrutura de assento para os visitantes. Também ocorrerá a limpeza e remoção de resíduos vegetais que estão acumulados em alguns locais do zoo. Um novo aceiro na área externa do parque e outras melhorias estruturais também estão programadas.

O pontapé inicial das obras foi dado em um trator onde estava o prefeito Rodrigo Manga, sendo a desobstrução de área, que está fechada há vinte anos. Quando o trabalho for concluído, o local será aberto à visitação. “Envolve uma boa vontade, uma boa organização, além a articulação dos secretários e dos funcionários que estão motivados em realizar essas ações para o bem da população”, diz Manga. (Marcel Scinocca)