Sorocaba e Região

Zoológico de Sorocaba inicia votação para escolha dos nomes de quatro filhotes

A lista inclui filhotes de onça-pintada, lhama, cervo-do-pantanal e de coruja-orelhuda
Zoológico de Sorocaba inicia votação para escolha dos nomes de quatro filhotes
Filhote de lhama no zoológico de Sorocaba. Crédito da foto: Divulgação / Maria Rosa / Sema

A população pode escolher os nomes de quatro filhotes nascidos neste ano no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba. A votação deve ser feita até 19 de julho por meio do site da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema).

Os novos habitantes do zoológico de Sorocaba são um macho de onça-pintada (Panthera onca) e uma fêmea de lhama (Lama glama). A lista também inclui um macho de cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) e uma coruja-orelhuda (Asio clamator), cujo sexo ainda é desconhecido.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, a atividade de Educação Ambiental visa aproximar a população desses animais e também do trabalho desenvolvido no zoo. O parque é responsável pela conservação e cuidados de várias espécies ameaçadas.

parque zoológico municipal quinzinho de barros
Filhote de onça-pintada é a nova habitante do zoológico de Sorocaba. Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba

Filhotes

O filhote macho de onça-pintada nasceu em 26 de março. Ele está sob os cuidados da mãe Vitória. As opções de nomes para ele são Araquém, Jaguapitã e Raoni.

A onça-pintada é o maior felino das Américas e está ameaçada de extinção, principalmente por conta do desmatamento das florestas onde vive. No Brasil, a espécie vive em diversos biomas, como a Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga, mas é na Caatinga que ela é mais ameaçada, sendo considerada criticamente em perigo de extinção.

O cervo-do-pantanal nasceu no final de abril e é o terceiro filhote do casal que habita há anos o zoo. O bichinho se chamará Aguapeí, Iberá ou Sven.

Já para a fêmea de lhama, nascida em 31 de maio, o público poderá votar em um dos seguintes nomes: Andina, Frida e Pachamama. As lhamas são mamíferos herbívoros parentes sul-americanos dos camelos e dromedários. Vivem desde o sul do Peru até o noroeste da Argentina, sendo comum nos Andes. O seu pelo longo e denso permite que viva em locais de baixa temperatura.

Leia mais  Filhote de onça-pintada é o mais novo morador do zoológico de Sorocaba

 

A coruja-orelhuda, incluída nessa lista, é uma ave de rapina que habita toda a América Central e América do Sul, exceto as áreas florestais amazônicas. Vive em bosques, bordas de matas e cidades bem arborizadas. Tem hábitos noturnos, tornando-se ativo ao entardecer. Durante o dia, permanece oculta nas árvores. As opções de nomes para a ave são: Dercy, Kamuy e Pichi.

O Parque Zoológico Municipal está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Ele está fechado para visitação do público desde 17 de março por conta de ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19) na cidade. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

Comentários