Buscar no Cruzeiro

Buscar

Zona Azul volta a ser cobrada em Votorantim a partir desta segunda (18)

17 de Novembro de 2019 às 00:01

Zona Azul volta a ser cobrada em Votorantim A avenida 31 de Março está entre as vias onde haverá Zona Azul. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (7/12/2018)

O sistema de estacionamento rotativo pago, mais conhecido como Zona Azul, retornará em operação em Votorantim a partir desta segunda-feira (18). Um novo decreto editado pelo Executivo municipal publicado na edição de quinta-feira (14), no Jornal do Município, regulamenta a cobrança e promove a readequação das vias, enxugando cerca de 25% das vagas anteriormente demarcadas.

De acordo com o decreto, a cobrança pelo estacionamento incidirá em duas áreas contempladas pelo atual Plano Diretor do município, denominadas Zona de Comércio Principal (ZCP) e nos principais Corredores de Comércios e Serviços (CCS). A readequação eliminou 590 vias, entre ruas e avenidas da cidade, em relação ao sistema que entrou em operação no último dia 6 de setembro.

Pelo decreto anterior, foram demarcadas 2.360 vagas, das quais 1.654 eram para veículos de passeio e comerciais leves e 253 para motocicletas e motonetas, com reservas de 5% para idosos e 2% para as pessoas com deficiência.

Com a nova regra, a Zona Azul vai compreender 1.770 vagas no total, das quais 1.448 serão para veículos de passeio e 177 para motocicletas e motonetas. A reserva de 5% também é respeitada para idosos e de 2% para pessoas com deficiência.

Assim como no início, o sistema será operacionalizado pelo consórcio vencedor da licitação para o estacionamento rotativo, o V-Park. A cobrança por um período de uma hora é de R$ 2, para veículos de passeio e comerciais leves até 4 mil quilos ou até dois eixos. Já para motocicletas, ciclomotores ou motonetas de qualquer cilindrada, o valor é de R$ 1 a hora.

O condutor tem a opção de realizar o cadastro e comprar o cartão digital por meio de aplicativo de smartphone, ou, então, adquirir o tíquete por meio de monitores que vão transitar o tempo todo pelas vias da Zona Azul e pelas revendas autorizadas nas áreas de estacionamento rotativo, que estarão devidamente identificadas.

Para quem não possui acesso à internet, basta enviar um SMS. Para isso, é necessário fazer um cadastro prévio pelo site Zona Azul Rápida e possuir créditos pré-pago. (Da Redação, com informações da Comunicação de Votorantim)