Buscar no Cruzeiro

Buscar

Zona Azul oferece 2.800 vagas de estacionamento rotativo em Sorocaba

16 de Dezembro de 2020 às 00:01

Zona Azul oferece 2.800 vagas de estacionamento rotativo em Sorocaba O app da Zona Azul está disponível para download tanto para Android quanto iOS. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (2/1/2019)

Disponível desde março de 2017, o sistema de Zona Azul disponibiliza atualmente 2.800 vagas distribuídas pela cidade no sistema de estacionamento rotativo de Sorocaba. As vagas são regulamentadas e ao estacionar, o usuário deve validar a utilização através do aplicativo digital da Zona Azul, ou com um dos talões disponíveis para a compra nos pontos de vendas autorizados.

Permitindo maior revezamento de carros nas vagas disponíveis, o objetivo do sistema é auxiliar na rotatividade das vagas de estacionamento de forma democrática, para que todas as pessoas utilizem, melhorando a fluidez do trânsito, contribuindo com a mobilidade urbana da cidade.

Segundo a Associação Comercial de Sorocaba (Acso), as vendas da região podem aumentar em até 2%, comparado ao ano de 2019, por conta das datas comemorativas de final de ano, 15% dos entrevistados farão as suas compras em lojas da região central ou de bairros, o que impactará diretamente na utilização de vagas para os veículos.

A obrigatoriedade do uso do crédito ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 13h. Os créditos são válidos por até 1 hora, no valor de R$1,50, podendo ser utilizados até 2 créditos de 1 hora (R$ 3,00), de acordo com o prazo estabelecido nas placas de regulamentação. É facultado ao usuário, dentro do período de validade do crédito, deslocar o veículo de uma vaga à outra na Zona Azul.

Aplicativo Zona Azul

Para evitar o contato com outras pessoas para adquirir o serviço, a Prefeitura de Sorocaba por meio da Urbes Trânsito e Transportes recomenda a utilização da ferramenta tecnológica. Uma maneira simples, que em tempos de pandemia auxilia nas preocupações contra a Covid-19.

O aplicativo está disponível para download tanto para tecnologia Android quanto para iOS e, além da compra de créditos, o aplicativo também alerta quando terminará seu período de estacionamento. Já são mais de 43 mil veículos cadastrados no aplicativo.

Para baixar o aplicativo da Zona Azul, acesse: https://www.urbes.com.br/zona-azul-digital. Já para consultar os locais de venda, acesse: https://www.urbes.com.br/zona-azul-postos-venda. (Da Redação, com informações da Urbes - Trânsito e Transportes)