Buscar no Cruzeiro

Buscar

ZF demite 100 trabalhadores em Sorocaba

05 de Agosto de 2020 às 12:30
Ana Claudia Martins [email protected]

Indústrias investem em projetos ‘made in Brazil’ A ZF demitiu 100 trabalhadores das plantas 1 e 2. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (11/7/2019)

 

Pelo menos 100 trabalhadores das plantas 1 e 2 da empresa ZF do Brasil em Sorocaba foram demitidos na manhã desta quarta-feira (5). A informação é da Associação dos Trabalhadores Lesionados de Sorocaba e Região (ATL).

Em nota oficial à imprensa, a ZF do Brasil afirma que, “em função da pandemia do Covid-19 e da expressiva retração no mercado, em particular no setor de autopeças, os desafios da indústria automotiva vêm se intensificando na região da América do Sul. A retração conjuntural do setor vem causando impactos negativos também para a ZF, uma das maiores fornecedoras de tecnologia e sistemas para o setor automotivo. Com as projeções de vendas abaixo do planejado para 2020 e a necessária readequação à realidade de mercado dos próximos anos, a ZF comunicou, recentemente, o ajuste em seu quadro de colaboradores. A medida impacta plantas da empresa no Brasil”, aponta.

Segundo a ATL, entre os demitidos, estariam trabalhadores com doenças ocupacionais e que, deste modo, têm estabilidade no emprego. A entidade disse que está fazendo o levantamento dos trabalhadores. A ZF do Brasil foi questionada a respeito e nega tal situação.

Conforme o presidente da ATl, Douglas Salton, os trabalhadores serão orientados a entrar em contato com o departamento jurídico da entidade, para que sejam tomadas as medidas legais cabíveis. Ele disse, ainda, que as demissões ocorreram logo no início do primeiro turno.

[irp posts="246976" ]

 

Salton afirma, ainda, que os demitidos estavam cumprindo acordo de suspensão de contrato de trabalho e de redução de jornada, conforme as medidas provisórias do governo federal de proteção ao emprego por conta da pandemia do coronavírus. Tais medidas têm previsão de estabilidade pelo menos por alguns meses.

A ATL destaca, ainda, que as demissões desta quarta ocorrem há pouco mais de um ano depois de a empresa ter demitido quase 200 trabalhadores por conta do uso de supostos atestados médicos falsos. Fato que foi noticiado pela imprensa local e ganhou repercussão nacional, com vários processos na Justiça do Trabalho.

[irp posts="224099" ]

 

A ZF do Brasil afirma, ainda, que, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), a produção nacional tem registrado quedas expressivas no setor em relação ao ano anterior. As últimas perspectivas divulgadas pela associação para este ano preveem queda total de 40% na venda de veículos (leves e pesados). O mercado de reposição e as exportações também foram amplamente atingidos.

“Desde o início dos casos de COVID-19 no Brasil, a ZF tomou todas as providências disponíveis e cabíveis para a garantia da saúde e proteção de seus colaboradores. Dentre elas, todas as ações ao seu alcance para preservação dos empregos, como férias coletivas, suspensão contratual e redução de jornada, de acordo com a legislação vigente. Infelizmente, o ajuste de quadro se tornou uma ação inevitável e necessária para a manutenção e sustentabilidade das operações da ZF no País, frente ao momento desafiador sem precedentes”, destaca a empresa. (Ana Cláudia Martins)