Buscar no Cruzeiro

Buscar

Workshop no Cecap destaca áudio e imagem no jornalismo esportivo

13 de Junho de 2019 às 23:43

Workshp no Cecap destaca o espaço da mulher no jornalismo esportivo André Fazano e Fábio Rogério falaram sobre o áudio e a imagem no esporte. Crédito da foto: Erick Pinheiro

A constatação de que o jornalismo esportivo começou a abrir portas de trabalho para as mulheres foi um dos focos de discussão do workshop sobre “Jornalismo Esportivo: o áudio e a imagem no esporte”, realizado nesta quinta-feira (13) no Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional (Cecap) de Sorocaba, vinculado à Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). A apresentação do tema ficou a cargo do jornalista André Fazano, repórter da rádio Cruzeiro FM 92,3, e de Fábio Rogério, repórter-fotográfico do jornal Cruzeiro do Sul.

“É um mercado que vale a pena, principalmente na parte do rádio, repórter feminina está ganhando muito espaço”, disse André Fazano sobre jornalismo esportivo e acrescentou : “É o momento da mulher entrar nesse mundo.” Fábio falou das regras de comportamento do fotógrafo no campo de futebol e deu dicas baseadas em sua experiência: “Treinar o olhar, a agilidade, as técnicas fotográficas”.

A fotógrafa de eventos Talma Diniz, de 32 anos, tem percebido a valorização da mulher no jornalismo esportivo, mas também vê dificuldades quanto à aceitação do trabalho feminino e respeito ao conhecimento da mulher, além de risco de assédio. Ela fotografa eventos há oito anos e busca mudar o foco para o jornalismo esportivo.

“O mercado é o reflexo do movimento que está acontecendo, politicamente e historicamente falando”, disse a fotógrafa e atleta de futebol americano Egle Lima Salvador, de 33 anos, referindo-se aos espaços da mulher na sociedade. O fotógrafo Alexandre Maciel, de 43 anos, elogiou os dois palestrantes: “O conhecimento deles é amplo, o Fábio e o André Fazano têm bastante bagagem e é sempre válido ouvir, a gente sempre está aprendendo.” (Da Redação)