Buscar no Cruzeiro

Buscar

Wilson Negrão será o novo delegado Seccional de Sorocaba

12 de Dezembro de 2019 às 09:14

Wilson Negrão é natural de Sorocaba e delegado desde 1992. Crédito da foto: Emídio Marques (6/1/2016)

Wilson Roberto Negrão de Almeida Barros será o novo delegado Seccional de Sorocaba. A informação foi divulgada pela Polícia Civil. O anúncio oficial será feito nesta sexta-feira (13) pelo delegado de Polícia Diretor, Osmar Guimarães Júnior. A coletiva de imprensa será na sede do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 7 (Deinter 7 - Sorocaba).

Desde 2013, a titularidade da Seccional estava com o delegado Marcelo Carriel, que deixou o comando do 5º Distrito Policial em janeiro daquele ano para assumir o cargo.

Currículo

Conforme a Polícia Civil, Wilson Negrão, de 52 anos, é natural de Sorocaba e delegado desde 1992, dois anos após se formar pela Faculdade de Direito de Sorocaba. Iniciou sua carreira no litoral, atuando na DIG e Seccional de Itanhaém (SP).

Transferido para Votorantim em 1993, foi diretor do Setor de Investigações da Delegacia do Município e Cadeia Feminina até o ano 2000, quando chegou a Sorocaba para coordenar a implantação do Grupo de Operações Especiais (GOE), unidade especializada que chefiou até 2002.

Em seguida assumiu o Grupo Antissequestro de Sorocaba (GAS), onde atuou no combate ao crime organizado. Após 12 anos comandando o GAS, entre 2014 e 2015 exerceu suas atividades junto a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba e o 2º DP, onde introduziu a filosofia de Polícia Comunitária, visando a aproximação do policial civil com a comunidade.

Em junho de 2015 assumiu a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) com a missão de reestruturar a unidade. Em 2019 concluiu o Curso Superior de Polícia Integrado (CSPI), reconhecido como doutorado e que capacita o profissional para funções no alto escalão da instituição, como comando, direção e assessoria.

Além de pós-graduado em Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal, Negrão também é professor na Academia de Polícia Civil, onde leciona a matéria "Polícia Comunitária". "Durante sua trajetória, participou de inúmeros cursos no Brasil e Exterior e esteve à frente de casos com repercussão nacional", finaliza nota do Deinter-7.