Buscar no Cruzeiro

Buscar

WhatsApp pode ser usado para denunciar infrações de trânsito em Sorocaba

05 de Dezembro de 2018 às 06:30

WhatsApp pode ser usado para denunciar infrações de trânsito As denúncias vão ser averiguadas por agentes de trânsito ou por meio do videomonitoramento. Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS (8/6/2015)

Seja um fiscal do trânsito. Foi com esse convite que a Urbes -- Trânsito e Transportes lançou a Primeira Ferramenta Virtual contra Infrações de Trânsito. Segundo a empresa pública o objetivo é educar os motoristas.

Qualquer cidadão poderá enviar vídeos ou fotos pelo whatsapp do trânsito, (15) 99183 0037, para o Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbes. A denúncia pode ser através de foto, vídeo, áudio ou texto informando o ato de infração. Os agentes de trânsito do CCO verificarão pelas câmeras de videomonitoramento ou enviando um agente de trânsito ao local se a denúncia procede. Caso seja constatado a irregularidade, o infrator poderá ser autuado pelo agente de trânsito. É importante que seja comunicado data, hora e local.

O secretário de Mobilidade e Acessibilidade, Luiz Alberto Fioravante afirmou que com a ferramenta qualquer pessoa pode colaborar com a fiscalização do trânsito em Sorocaba. “Queremos coibir infrações, mesmo que pequenas, pois elas podem causar grandes transtornos como acidentes e até mortes no trânsito.” enfatiza.

Os agentes de trânsito que trabalham no CCO da Urbes podem entrar em contato com as equipes que estão nas ruas ou outro órgão como Guarda Civil Municipal, Polícia Militar ou bombeiros, fornecendo detalhes e apoio nas ocorrências de trânsito para que o problema seja solucionado o quanto antes.

Ferramenta é iniciativa do Judiciário

A iniciativa de criar uma ferramenta de fiscalização do trânsito por meio de whatsApp foi ideia do Juiz de Direito da 1a Vara Criminal de Sorocaba, Jayme Walmer de Freitas, que solicitou o apoio da Prefeitura e da Polícia Militar. “A grande ideia é que através de um número de whatsapp, o cidadão de Sorocaba quando vir uma infração de trânsito, possa tirar uma foto ou mandar uma mensagem, em voz para que o agente de trânsito envie um agente ao local. Essa ação deve ser desencadeada a partir do contato do cidadão.”

O secretário de Segurança e Defesa Civil, Jeferson Gonzaga, aprovou a parceria. “É muito satisfatório ver o Poder Judiciário e o Poder Executivo trabalharem juntos” completa.

Tanto o Freitas como Gonzaga dizem que é importante enfatizar que o cidadão fará apenas a denúncia, cabendo ao agente de trânsito autuar, caso seja constatado a infração. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)