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WhatsApp do Trânsito gerenciado pela Urbes soma 529 denúncias

15 de Dezembro de 2018 às 10:05

O número do “WhatsApp das Denúncias” da Urbes -- Trânsito e Transporte recebeu, em duas semanas, 529 denúncias. Esta semana representantes da cidade de Rio Claro, interior de São Paulo, estiveram na cidade para conhecer como a ferramenta está sendo usada.

Segundo a Urbes, o objetivo é continuar com o engajamento e reduzir os números de mortes e acidentes para zero. Semanalmente, a Urbes trabalha com campanhas educativas para os condutores sobre o trânsito na cidade.

Na última quinta-feira (14), o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, recebeu representantes do poder Executivo e Legislativo da cidade de Rio Claro (interior de São Paulo) interessados em conhecer e implantar a ferramenta de comunicação em sua cidade. “Acompanhamos a iniciativa de Sorocaba no noticiário de Rio Claro, na criação do WhatsApp de Denúncias e viemos conhecer, aprender e verificar a viabilidade da implantação em nossa cidade.” relatou o vereador Adriano La Torre, acompanhado do diretor de departamento da Mobilidade, da Secretaria de Segurança de Rio Claro, Tulio Zacolo.

Ações educativas

Somente neste ano, infrações pelo uso indevido do celular ao volante resultou em 10.205 multas e para evitar que possíveis acidentes aconteçam, a Urbes enfatiza a importância das ações educativas realizadas, para que os números de infrações possam diminuir, fazendo assim, um trânsito mais seguro para todos.

Com as confraternizações de final de ano, é importante reforçar a conscientização no trânsito, respeitando os limites de velocidade e as sinalizações nas vias, visto que é fundamental para reduzir imprudências e acidentes.

Através do número do Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbes, 15 99183-0037, a população pode encaminhar mensagens ou fotos para alertar sobre infrações, especificando as informações e o local delas e, em parceria com a Secretaria de Segurança e Defesa Civil, através da GCM (Guarda Civil Municipal) e com a Polícia Militar, foi possível aumentar o atendimento efetivo das solicitações realizadas pela população.

Orientações de uso

A Urbes orienta os condutores a estacionarem em um local permitido e seguro para manusear o celular, seja na hora do envio das mensagens ou para atender a uma ligação, colaborando assim para um trânsito mais consciente.

A fiscalização por videomonitoramento auxilia no acompanhamento das solicitações realizadas pela população e traz mais eficácia no atendimento. Com esta ferramenta, que funciona 24h por dia, os agentes conseguem fazer o acompanhamento das denúncias com prontidão.

É válido reforçar que o ato da denúncia serve para ajudar na diminuição das infrações, através da educação e respeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A nova ferramenta vem em prol da segurança de todos. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)