Buscar no Cruzeiro

Buscar

WhatsApp da Urbes recebe 235 denúncias de infrações de trânsito em uma semana

11 de Dezembro de 2018 às 08:02

WhatsApp da Urbes recebe 235 denúncias Autuação só acontece se a infração for confirmada por agentes de trânsito. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS

Na primeira semana de funcionamento o “WhatsApp das Denúncias” recebeu 235 denúncias, informa a Secretaria de Comunicação e Eventos de Sorocaba (Secom). Segundo a pasta, as denúncias resultaram em sete autuações e um veículo foi recolhido.

“No início, recebemos várias perguntas sobre o funcionamento e até sobre o sigilo das denúncias, mas com o passar dos dias a população foi experimentando e comprovando a eficácia da ferramenta.” declarou o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante.

A Urbes orienta a população a gravar o número do Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbes, (15) 99183-0037, na agenda de contatos do celular e, quando presenciar uma infração, fotografar e enviar ao CCO. É importante que as informações sejam completas, especificando e mostrando qual o ato de infração praticado.

Além do WhatsApp, a Urbes possui o número de telefone 118 e o Fale Conosco do site www.urbes.com.br como canais de comunicação com a população. Neles a população realiza solicitações, tira dúvidas e faz denúncias. Com a nova ferramenta é possível atender em tempo real as denúncias, e caso confirmado pelo agentes de trânsito, autuar o infrator.

Em parceria com a Secretaria de Segurança e Defesa Civil, através da GCM (Guarda Civil Municipal) e com a Polícia Militar, foi possível aumentar o efetivo de agentes e atender a população com mais eficiência e em menor tempo.

Dentre as denúncias mais comuns, estacionar em local proibido foi a campeã. É importante reforçar que a participação da população limita-se às denúncias e não às multas; apenas os agentes de trânsito e guardas civis credenciados são habilitados a aplicar multas. Dessa forma, cabe ao agente de trânsito, ao receber a denúncia, verificar a ocorrência através das câmeras de videomonitoramento ou pessoalmente no local da infração. (Secom Sorocaba)