Sorocaba e Região

Votorantim usa urbanismo tático em faixa de pedestre estilizada

A medida tem como objetivo incentivar o uso das faixas e tornar a cidade mais eficiente com originalidade
Votorantim usa urbanismo tático em faixa de pedestre estilizada
Faixa de pedestres estilizada na av. São João imita um teclado de piano. Crédito da foto: Secom Votorantim

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer e do Departamento de Trânsito, implantou ontem (12) a primeira ação do urbanismo tático no município. Uma faixa de pedestres estilizada, imitando um teclado de piano, foi pintada em frente à Escola Municipal de Música Maestro Nilson Lombardi, na avenida São João.

A iniciativa visa tornar a cidade mais eficiente com originalidade, criando uma identidade viável e valorizando elementos como, nesse caso, a música. De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito, Alfredo Pissinato Junior, o urbanismo tático traz sempre uma proposta de repensar a cidade e os costumes. “Essa faixa, por exemplo, é uma abordagem criativa para estimular as crianças a atravessarem por ela e, com isso, levando os pais a fazerem o mesmo. É uma ferramenta de mobilidade urbana”, ressalta Pissinato.

Leia mais  Votorantim divulga lista de pessoas entre 85 e 89 anos que serão vacinadas segunda e terça-feira
Crédito da foto: Reprodução/Redes Sociais

“Ao conferir novos sentidos para os lugares a partir de mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo, o urbanismo tático cria cidades mais amigáveis aos moradores. Também motiva as pessoas a mudarem seus hábitos por meio dos diferentes encontros e trocas que esses espaços possibilitam”, reforçou o diretor do Departamento de Trânsito.

O titular da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, Marcelo Domingues, disse que o objetivo é proporcionar aos cidadãos uma cidade bonita, inteligente e acolhedora. “Esse é um projeto que tem apoio da prefeita Fabíola Alves e deve envolver a administração como um todo”, informa. (Da Redação, com informação da Secom Votorantim)

Comentários