Votorantim tem caso suspeito de dengue e intensifica ações de controle
Os agentes procuram criadouros de casa em casa. Foto: Secom Votorantim
A Prefeitura de Votorantim informou nesta quarta-feira (23) que o município está com um caso suspeito de dengue. O paciente realizou o teste rápido e aguarda o resultado final, após a amostra ser enviada para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Não foram divulgados mais detalhes sobre o paciente. Até o momento, não há caso da doença confirmado na cidade.
Por conta do caso suspeito, a Secretaria de Saúde (Sesa) intensificou as ações de controle de criadouros do mosquito Aedes Aegypti onde a suspeita foi registra, na rua Eduardo Prado, e seu entorno, na região central da cidade. Nesta quinta-feira (24) o Centro de Controle de Zoonoses prossegue com a nebulização.
De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Kátia Regina de Oliveira, quando o exame aponta para caso suspeito, são realizadas as ações de bloqueio, com a intenção de eliminar os possíveis criadouros naquela área, bem como a nebulização, que vai eliminar o mosquito.
Os agentes também estão percorrendo as residências das ruas Monte Alegre e Segundo Lopes Carmona. “O objetivo é eliminar as larvas que possam estar nessas residências, por isso num primeiro momento passamos de casa a casa”, explica a coordenadora.
Além da dengue, o Aedes aegypti também transmite a febre amarela, a zika e a chikungunya. Foto: Luis Robayo/ AFP
De acordo com o secretário da Saúde, Júnior Silveira, os agentes percorrem diariamente as residências atrás de possíveis criadouros, onde possam ser encontrados água parada em baldes, pneus, panelas, garrafas, copos plásticos, entre outros. “É um trabalho contínuo de nossa equipe”, ressalta.
Além disso, acontecem semanalmente as ações de visitas aos Pontos Estratégicos (PE), que são as borracharias, oficinas mecânicas, funilarias, galpões de materiais recicláveis, bem como nos Imóveis Especiais (IE) localizados na cidade, que são espaços com grande circulação de pessoas, a exemplo do terminal de ônibus, unidades de saúde e supermercados.
A Secretaria da Saúde orienta que, ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, a pessoa deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. (Com informações de Secom Votorantim)
Galeria
Confira a galeria de fotos