Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim tem 21 novos casos e notifica a 19ª morte

27 de Junho de 2020 às 00:01

Votorantim tem 21 novos casos e notifica a 19ª morte Crédito da foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde de Votorantim (Sesa) registrou ontem (26) mais uma morte decorrente do novo coronavírus, somando agora 19 óbitos na cidade. O paciente, do sexo masculino, tinha 55 anos e não possuía comorbidades. O município também confirmou mais 21 novos casos, contabilizando 448 notificações positivas.

Deste total, 291 pacientes estão recuperados e 29 estão internados, sendo um em UTI. Já os outros 109 confirmados estão em isolamento domiciliar.

De acordo com o balanço diário do Departamento de Vigilância em Saúde de Votorantim, das 1.563 notificações, 978 foram descartadas e 137 aguardam resultado, os quais são considerados suspeitos. Destes, 129 seguem em isolamento domiciliar e oito estão internados.

Higienização e barreiras

Em parceria com uma rede de drogarias, a Prefeitura de Votorantim realizou ontem uma operação de higienização de unidades de saúde, ruas e avenidas dos bairros mais acometidos pela Covid-19. O mesmo trabalho também foi realizado em Sorocaba.

Também continuam sendo realizadas as barreiras sanitárias, em conjunto com a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM), para conscientização sobre os cuidados durante a pandemia.

Prefeitura está elaborando decreto com novas regras

O prefeito de Votorantim, Fernando Oliveira Souza (DEM), está elaborando novo decreto para enquadramento, a partir de segunda-feira (29), das regras do município à fase vermelha estipulada pelo Plano São Paulo de flexibilização econômica, conforme determinado ontem (26) pelo Governo do Estado.

Com o retorno à etapa de alerta máximo, somente poderão funcionar os serviços considerados essenciais. Para atender à determinação, a Prefeitura de Votorantim deverá reforçar a edição das regras iniciais previstas pelo decreto municipal que instituiu o estado de calamidade pública na cidade. Ele ainda está em vigor, mas sofreu alterações parciais por conta das determinações que autorizaram a abertura e liberação parcial das atividades econômicas do município.

Na prática, isso significa que em Votorantim, assim como nos demais municípios da DRS-16, ficam suspensas todas as atividades de comércio no âmbito municipal, à exceção dos estabelecimentos e serviços de saúde, segurança, alimentação humana e animal, abastecimento e bancários. A suspensão não vale para o comércio virtual e a entrega domiciliar (delivery).

“Estamos seguindo as recomendações para todos os municípios e trabalhando para que Votorantim possa enfrentar esta realidade da melhor maneira possível”, disse o prefeito. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Votorantim)