Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim tem 108 casos confirmados de dengue

27 de Abril de 2020 às 12:18

Por conta da pandemia do novo coronavírus, os agentes estão fazendo a orientação do portão das casas. Crédito da foto: Divulgação

A Prefeitura de Votorantim, na Região Metropolitana de Sorocaba, informou na manhã desta segunda-feira (27) que a cidade soma 108 casos confirmados de dengue. Desse total, 101 são autóctones e 7 importados. Há ainda 712 notificações aguardando confirmação.

O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, que além da dengue é transmissor do chikungunya e zika vírus, tem sido intensificado na cidade. Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses iniciaram a semana com ações de bloqueios de casa a casa na região do Fornazari.

O monitoramento já passou pela região do bairro Itapeva, Núcleo Palmeirinha e Vila Domingues. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesa), os agentes devidamente equipados com máscaras e luvas percorrem as residências com o objetivo de orientar o morador a ser um aliado no combate.

Seguindo protocolo de segurança, os agentes não estão entrando nas casas, eles fazem a orientação do portão, mantendo a distância necessária e adotando todos os cuidados tendo em vista a pandemia no novo coronavírus (Covid-19). Os moradores estão sendo orientados a manter diariamente a ação de eliminar os criadouros do mosquito. A ação é realizada nas regiões onde há casos confirmados ou suspeitos de dengue.

Segundo a Prefeitura, além das ações da Zoonoses a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) segue com ações de limpeza, capinação, roçagem, além de retirada de entulho e materiais inservíveis em diversos pontos da cidade.

De acordo com a Sesa, o munícipe que apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, deve procurar de imediato pela Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.