Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim inicia vacinação contra Covid-19 em profissionais da saúde

20 de Janeiro de 2021 às 15:21

Vacinação começou hoje em Votorantim. Crédito da foto: Divulgação/Prefeitura de Votorantim

A prefeitura de Votorantim iniciou a vacinação de profissionais da saúde na manhã desta quarta-feira (20). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a primeira servidora da rede municipal a ser vacinada foi a enfermeira Nadma Helena Isquerdo Gonçalves, funcionária do setor há 25 anos. Ela atua na linha de frente, trabalhando no período noturno na Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Jataí, atendendo pacientes com suspeita de COVID e os confirmados.

A primeira das 1.400 doses da Coronavac recebidas pelo município, foi aplicada na Unidade de Pronto Atendimento Materno-Infantil na região central da cidade. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Izilda Maris Chiozzoto de Morais a vacinação terá sequência com a imunização dos servidores do Hospital Municipal “Dr. Lauro Roberto Fogaça”, das Unidades de Pronto Atendimento Adulto e Infantil e do Hospital Santo Antônio.

A pasta também informou que a Secretaria Estadual de Saúde orientou que as cidades priorizem a imunização de profissionais de hospitais, Pronto Atendimentos e serviços de maior risco de contaminação. A seguir serão para os funcionários das Unidades Básicas Municipais que colhem os exames do Coronavírus, motoristas de ambulâncias e SAMU e, assim, gradativamente. “A informação do Grupo de Vigilância Epidemiológica Estadual é que as demais doses serão entregues aos municípios semanalmente permitindo, assim, a oferta das vacinas a todos os profissionais da saúde da cidade”, explicou a Secretária.

A prefeita de Votorantim, Fabíola Alves (PSDB) agradeceu a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e os funcionários da saúde. “É um momento de alegria e esperança para todos nós. Hoje demos início à vacinação daqueles que trabalham na chamada linha de frente do atendimento aos acometidos pela Covid-19 e assim que formos recebendo mais doses, elas serão disponibilizadas de acordo com os critérios do Grupo de Vigilância Estadual para que a população possa ser imunizada o mais breve possível”, concluiu a prefeita.

Medidas de prevenção devem continuar

A Secretaria de Saúde de Votorantim e o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 alertaram que as medidas de prevenção têm que continuar sendo seguidas. Portanto, a população, mesmo que vacinada, deve evitar sair de casa e, se sair, usar máscara; utilizar álcool gel; não tocar olhos, nariz e boca sem lavar as mãos; e cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir ou espirrar. (Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde de Votorantim)