Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim inaugura UPA do Jataí e fecha PA Central para reforma

02 de Dezembro de 2019 às 08:21

A UPA teve sua construção concluída em 2014, mas foi abandonada e passou por reforma este ano. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Votorantim

Cinco anos após ter sua construção concluída, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Jataí, em Votorantim, será inaugurada na próxima quinta-feira (05). Conforme a Prefeitura, com a inauguração, o Pronto Atendimento Central será fechado para reforma e terá o atendimento transferido temporariamente para a nova unidade.

A nova UPA, denominada “Dr. Daniel Mariano da Silva”, fica na rua Gilson Luiz Neto, na esquina com a Rua Carminha Celestina da Silva. O prédio começou a ser construído em 2012, com incentivos federais. A construção foi finalizada em 2014, mas foi abandonada, pois o município alegava falta de recursos para arcar com os custos operacionais.

Para entrar em funcionamento, o prédio da UPA foi reformado. As obras tiveram início em maio deste ano e foram custeadas pela Brio Engenharia, como contrapartida de empreendimentos que a empresa realiza no município. Durante os serviços, foi instalada toda rede elétrica e hidráulica, além de pintura interna e externa, entre outros reparos.

A Prefeitura de Votorantim informou que também busca apoios para poder abrir o prédio do UPA do Jardim Paulista, construído na mesma época e também abandonado.

Reforma do PA Central

Também na quinta-feira (05) o PA será fechado e fará a transição de todo o atendimento para a UPA do Parque Jataí. Segundo a Prefeitura, a ação será necessária pois o prédio passará por obras de reforma geral em sua estrutura, "visando garantir mais qualidade e conforto no atendimento à população".

A previsão da direção do PA é de que o deslocamento ocorra entre 7h e 13h. Nesse período, todo o atendimento estará direcionado para o Parque Jataí. A Secretaria da Saúde (Sesa) reforça que durante todo o dia haverá uma equipe, composta inclusive com um médico de plantão, para oferecer o atendimento de retaguarda e orientações aos que comparecerem ao PA Central.

A Sesa informa que iniciará um trabalho de informação nas unidades de saúde sobre o início de atendimento no Parque Jataí e do fechamento do PA Central. Ainda de acordo com a Sesa, seria inviável que a obra acontecesse com o serviço em funcionamento, preservando a segurança dos pacientes. (Com informações da Prefeitura de Votorantim)