Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim confirma 19 casos de dengue e intensifica combate ao mosquito

26 de Março de 2019 às 08:30

Ações foram intensificadas na região central de Votorantim. Crédito da foto: Prefeitura de Votorantim

A Prefeitura de Votorantim confirmou 19 casos de dengue no município. Desse total, 17 são autóctones (contraídos na cidade) e dois importados. Até o momento, são 394 suspeitas notificadas.

Para barrar o avanço da doença, a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), intensificou na semana passada as ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Os focos são a região central da cidade, o Jardim Icatu e o bairro Paraíso.

O secretário da Saúde, Júnior Silveira, destaca que o Centro de Controle de Zoonoses segue com o trabalho de bloqueio nos bairros onde há casos suspeitos. “Estamos cumprindo o protocolo do Ministério da Saúde e contamos com o apoio da população para combater as larvas”, ressalta.

[irp posts="83091" ]

 

As ações foram intensificadas na região central de Votorantim no início do mês. Na semana passada, os agentes percorreram as ruas do Jardim Icatu, oportunidade em que visitam as casas e terrenos baldios. Além de orientar os moradores, eles pedem para entrar no imóvel em busca de larvas e assim eliminar os possíveis criadouros.

A Secretaria da Saúde alerta que, caso apareçam os sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, a pessoa deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Para a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Nila Puglia, nesse período de muita chuva e dias quentes os cuidados devem ser redobrados. “É necessário que a pessoas colaborem com toda a equipe da Zoonoses e nos auxiliem para combater as larvas”, disse.

Além disso, os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses, realizam periodicamente as ações de visitas aos Pontos Estratégicos (PE), que são as borracharias, oficinas mecânicas, funilarias, galpões de materiais recicláveis, bem como nos Imóveis Especiais (IE) localizados na cidade, que são espaços com grande circulação de pessoas, a exemplo do terminal de ônibus, unidades de saúde e supermercados. (Prefeitura de Votorantim)