Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim completa 56 anos de instalação do município

27 de Março de 2021 às 00:01
Kally Momesso [email protected]

Votorantim completa 56 anos de instalação do município Votorantim tem duas datas comemorativas: em 8 de dezembro, comemora a emancipação. Crédito da foto:

Sem uma agenda festiva, Votorantim comemora neste sábado (27) o 56º aniversário de instalação do município. Por conta da pandemia de coronavírus, em vez de comemorar, a cidade passará este aniversário vacinando a população. O único evento previsto será de forma virtual.

Tradicionalmente, essa data contava com ato cívico e, há alguns anos, o passeio do Trem Turístico pela Estrada de Ferro que liga Sorocaba a Votorantim também era uma das atrações. Entretanto, a pandemia mudou os planos do Poder Público, que irá promover apenas a vacinação de idosos acima de 72 anos de idade, neste sábado (27).

De acordo com a municipalidade, os idosos vão receber a primeira dose da vacina no Parque Jataí, na avenida Antônio Castanharo, desde que tenham feito cadastro em uma das 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A imunização vai acontecer das 8h às 15h. Para se vacinar, ainda é preciso levar um documento de identidade com foto e comprovante de residência.

Para a data comemorativa, o Poder Público vai realizar uma solenidade no Auditório Municipal Francisco Beranger, neste sábado (27), às 9h, sem público e com transmissão ao vivo pela internet, na página oficial da Prefeitura no Facebook (facebook.com/prefeituravotorantim).

Nesta sexta-feira (26), pela manhã, Votorantim contou com o plantio de 56 mudas de ipês-amarelos, foi feito por uma pessoa que venceu a Covid-19 e um familiar da primeira vítima da doença na cidade. Os ipês-amarelos também foram colocados por um representante do setor da Saúde de Votorantim que atua na linha de frente no combate à doença.

Segundo a municipalidade, a ação foi feita em local aberto, arejado, com a presença mínima de pessoas e obedecendo todas as medidas de distanciamento. “O objetivo do evento, além de marcar o 56º aniversário de instalação do município, foi homenagear as vítimas da Covid-19 e trazer esperança em tempos de pandemia”.

Município tem boa avaliação em estudo sobre sustentabilidade

Um estudo do Programa Cidades Sustentáveis demonstrou que a cidade conquistou a 118ª colocação entre 770 municípios brasileiros analisados em relação ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os dados foram divulgados na terça-feira (23).

A pontuação geral de Votorantim é de 61,5. A nota máxima seria 100. Os desafios apontados pela avaliação foram água potável, saneamento, indústria, inovação, infraestrutura, produção, consumo sustentáveis, ação climática e erradicação da pobreza.

Cidade tem duas datas históricas comemorativas

Existe uma dúvida sobre qual é data certa em que se comemora o aniversário de Votorantim. Isso ocorre em razão da cidade comemorar neste sábado, 27 de março, a instalação oficial do município, que ocorreu com a posse de seu primeiro prefeito, Pedro Augusto Rangel, em 1965. Já em dezembro, é celebrada a emancipação do município, ocorrida em 1º de dezembro de 1963 e o dia 8 de dezembro foi definido como o aniversário da cidade. Antes, Votorantim pertencia a Sorocaba.

Pontos turísticos atraem visitantes

A cidade de Votorantim é rica em pontos turísticos que atraem muitos visitantes. O município possui edificações históricas, como a creche Castelo dos Sonhos. Sediada em um dos prédios mais antigos da cidade, possui arquitetura no estilo inglês, construído pelo Grupo Votorantim no final do século XIX, segundo o site da Câmara Municipal. A famosa Capela da Penha também está localizada no município. É a igreja mais antiga da região. Conforme historiadores, ela foi construída na metade do século XVII.

Para os amantes da natureza, Votorantim tem opções como a Prainha Santa Helena, que está situada na Vila que leva o nome da prainha, e conta com diversos atrativos para lazer e entretenimento. Já o Parque Ecológico do Matão, no parque Bela Vista, possui 70 mil metros quadrados e reúne um total de 200 animais.

A barragem da represa de Itupararanga e alguns clubes náuticos também estão no entorno de Votorantim. A centenária represa é importante para toda a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), sendo utilizada tanto para geração de energia elétrica como para o abastecimento de água para mais de 1 milhão de pessoas.

Outra atração turística é a cachoeira da Chave, no bairro da Chave. De acordo com o site da OAB de Votorantim, o local é responsável pelo nome da cidade, Botu-ra-ti que em tupi-guarani significa Cascata Branca.

Além dos pontos turísticos, o município ganha ainda mais destaque com a tradicional festa junina, considerada a maior do Estado de São Paulo. Ainda não há informações se a festa será realizada em 2021, a exemplo do ano passado, em razão da pandemia. (Kally Momesso - programa de estágio / Supervisão: Aldo Fogaça)