Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim busca parcerias para crescer mais

08 de Dezembro de 2019 às 00:01

Votorantim busca parcerias para crescer mais Votorantim recebeu a melhor avaliação de gestão do Brasil, em municípios acima de 100 mil habitantes. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (6/12/2019)

Ao comemorar o 56º aniversário de emancipação político-administrativa, Votorantim anuncia que tem feito articulação junto ao governo do Estado para liberação de mais de R$ 3 milhões, que serão investidos nas obras de reurbanização total da entrada da cidade, entre outras ações.

“Nossa cidade cresce e se desenvolve, obviamente impactada pelas restrições financeiras que a economia nacional impõe aos municípios em geral, mas apesar das dificuldades enfrentadas, Votorantim se destaca pela capacidade em buscar apoios e articular parcerias, com planejamento e gestão, além da força criativa de seu povo trabalhador”, avalia o prefeito Fernando de Oliveira Souza (DEM), que está em seu terceiro ano de mandato.

[irp posts="197033" ]

 

O chefe do Executivo cita a entrega da UPA do Jataí, na última quarta-feira, como um dos exemplos de que as parcerias dão resultado. “A reforma foi realizada por meio de contrapartida de uma empresa, não havendo custos para o governo municipal”, frisa. O prédio da UPA do Parque Jataí foi aprovado pelo Ministério da Saúde em 2012, finalizado em 2014 e desde então, estava abandonado. Fernando cita ainda que o governo municipal está buscando um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) para o prédio do Jardim Paulista, outra unidade abandonada há anos na cidade.

De acordo com o prefeito, as perspectivas para o ano que vem priorizam a área da saúde. Ele destaca a reforma da estrutura do PA Central, a revitalização das UBSs do Jardim Serrano, Itapeva e Barra Funda, também entregues na semana do aniversário da cidade.

As obras do canil municipal, sob responsabilidade do Centro de Controle de Zoonoses, serão entregues amanhã (9). O local foi ampliado e recebeu mais 14 baias com cobertura e solário, além de áreas para banho e tosa e outros procedimentos.

Educação

Votorantim busca parcerias para crescer mais Prefeitura pretende reurbanizar a entrada da cidade com recursos federais. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (6/12/2019)

Em se tratando de educação básica e desenvolvimento infantil, a Prefeitura entregou a creche do Jardim Tatiana e está construindo mais quatro creches, as quais somam cerca de 750 vagas. A creche do Rio Acima, denominada Professora Marguerite Guerra, 200 vagas, foi entregue na última quarta. Para 2020 estão programadas as entregas das creches do Promorar (200 vagas), do Real Parque (200 vagas) e do Jardim Clarice (150 vagas).

Votorantim também comemora ter atingido a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) quando matriculou, em setembro de 2018, 50% das crianças de 0 a 3 anos nas creches da cidade. A marca foi alcançada antes do prazo previsto, no qual os municípios têm até 2024 para cumprir o objetivo.

As escolas municipais também estão sendo revitalizadas. A revitalização da EMEIEF Eugênia Maria da Silveira foi entregue no dia 2, e com ela já somam 18 as unidades que passaram por reforma.

Vocação turística

Votorantim busca parcerias para crescer mais Avenida 31 de Março concentra diversidade de empresas comerciais e de serviços. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (6/12/2019)

O governo municipal anunciou a entrega, na próxima terça (10), da pista de skate Claudinei Bento de Oliveira, no Complexo Urbanístico José de Oliveira Souza (Zeca Padeiro), atendendo à reivindicação antiga dos skatistas da cidade. Também foi entregue, no final do ano passado, o Ginásio Poliesportivo do Altos de Votorantim.

Outra conquista obtida nesses três anos, lembra o prefeito Fernando, é a certificação de Município de Interesse Turístico (MIT), “fruto de um intenso trabalho de articulação e que já está produzindo ótimos resultados”, destaca, citando a aprovação do projeto de infraestrutura turística na Serra de São Francisco, que receberá verba específica de R$ 395 mil. O prefeito comenta ainda sobre os esforços para a implantação do Trem Turístico Votorantim-Sorocaba, com a volta da Maria Fumaça, a histórica locomotiva 58.

E destaca que em seu governo a cidade recebeu a melhor avaliação de gestão do Brasil, em municípios acima de 100 mil habitantes, conforme o Índice de Governança Municipal (IGM), elaborado pelo Conselho Federal de Administração, com uma nota de 9,25, ficando à frente das capitais brasileiras. Além disso, o estudo apontou a cidade na 15ª posição em todo o Brasil.

‘Votorantim por uma cultura de paz’

Votorantim busca parcerias para crescer mais Prefeito Fernando e outras autoridades acompanharão o desfile comemorativo. Crédito da foto: Divulgação / Secom Votorantim

O desfile que celebra os 56 anos de Emancipação Político-Administrativa de Votorantim tem início às 8h30 e será realizado na rua Acácio Miller, ao lado da Praça de Eventos Lecy de Campos. Sob coordenação geral da Secretaria da Educação (Seed), envolve quase todos os setores da administração municipal. Neste ano, o tema é “Votorantim por uma cultura de paz”.

Conforme a Prefeitura, o tema do desfile fez parte de uma grande mobilização da Secretaria de Educação (Seed), em conjunto com a Parceria Votorantim pela Valorização da Educação (PVE), durante todo o período letivo, motivando outras secretarias e toda a comunidade. O público que comparecer ao local irá conferir os projetos de paz desenvolvidos e a participação de estudantes, escoteiros, corporações, bandas, atletas e integrantes de oficinas culturais, todos abordando essa mesma temática.

O desfile será aberto com o ato cívico e a execução dos hinos nacional e municipal. Em seguida acontece a entrada dos pavilhões, com representantes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Exército; viaturas e motos da base da Polícia Militar; Polícia Militar Rodoviária; Corpo de Bombeiros; Guarda Civil Municipal; Defesa Civil e Samu.

Na sequência apresenta-se a Banda Marcial Clotilde Belini, seguida por mobilizadores sociais da PVE, que dão início à entrada dos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei) e a fanfarra do Proame. Depois, participam as bandas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da Escola Municipal Prof. Lauro Alves de Lima.

Desfilam também os campeões da III Olimpíada de Matemática e participantes do projeto Samuzinho, as fanfarras das escolas, os grupos de escoteiros Voturaty e Itupararanga. E se apresentarão, ainda, a Banda Marcial Bamavo e os caminhões de coleta de lixo decorados com pontos turísticos da cidade. O evento termina com a Miss Votorantim 2019 e trem com músicas. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos